Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB recebe visita de professor da Universidad de Los Lagos (Chile)

UFPB recebe visita de professor da Universidad de Los Lagos (Chile)

Professor veio para participar de ações decorrentes do acordo de cooperação entre as instituições
publicado: 07/10/2022 08h53, última modificação: 07/10/2022 08h54
Colaboradores: Larissa Guedes

No mês de setembro, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu a visita internacional do Dr. Francisco Araos, professor da Universidad de Los Lagos (ULagos), do Chile, e coordenador do Laboratorio de Ciencia Ciudadana pela mesma instituição, no âmbito da cooperação internacional entre as duas universidades.

A visita do professor Dr. Francisco Araos colaborou com a atividade de campo no âmbito de dois projetos de extensão apoiados pelo PROEX/UFPB, o #SIG participativo Potiguara, e #CoastSnapCondePB, com colaboração de grupos de pesquisas e ONGs como o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Sociedade e Ambiente (GIPCSA) da UFPB e o Instituto Parahyba de Sustentabilidade (IPAS). Os projetos de extensão contam com colaboração de professores do Departamento de Ciências Sociais – Alicia Goncalves, Maristela Andrade, Victoria Zuniga e equipe -, e Departamento de Sistemática e Ecologia – Bráulio dos Santos, George Miranda -, junto aos programas de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) e Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), na UFPB. A visita do professor chileno também foi importante para a disciplina do Prodema de “Ciência Aberta e Cidadã para Sustentabilidade", que teve participação especial da professora Sarita Albagli do Laboratório de Ciência Aberta e Inovação Cidadã (CindaLab).

Estas atividades são fruto da colaboração de pesquisadores da UFPB e da ULagos, através do convênio de cooperação internacional firmado entre ambas instituições, cujos coordenadores institucionais são, respectivamente, Allan Iwama, professor visitante do DSE e PRODEMA da UFPB, e Francisco Araos, no Chile.

----------

Texto: Allan Iwama (com edições da ACI-UFPB) // Fotos: Allan Iwama // Edição: Larissa Guedes