Você está aqui: Página Inicial > Contents > Oportunidades > Governo japonês oferece bolsas de estudo para brasileiros em universidades do Japão

publicado: 18/05/2022 08h36, última modificação: 18/05/2022 08h52
Colaboradores: Larissa Guedes

O Governo do Japão, através do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT), oferece diversas modalidades de bolsas de estudo para brasileiros em universidades japonesas em 2023.

As bolsas incluem passagem aérea, isenção de taxas escolares e auxílio de custo mensal para despesas. Veja abaixo as informações básicas sobre cada tipo de bolsa disponível. Para informações completas sobre requisitos, abrangência das bolsas e candidaturas, acesse o site do Consulado do Japão em Recife e veja os panfletos informativos produzidos pela Embaixada.

• Pesquisa (inscrições de 5 a 31 de maio de 2022): os candidatos devem ter até 34 anos em 01/04/2023 e oferece aos selecionados a oportunidade de cursar mestrado e/ou doutorado, caso venham a ser aprovados no exame de admissão da universidade japonesa. Para aqueles que não possuem o domínio da língua japonesa, será ministrado, no Japão, um curso básico de língua japonesa, nos primeiros seis meses.
  • Graduação (inscrições de 01 a 24 de junho de 2022): os candidatos devem ter entre 17 e 24 anos em 01/04/2023 e os selecionados terão a oportunidade de cursar a graduação em uma universidade japonesa, incluindo 1 ano de curso preparatório no Japão.
  • Escola Técnica Superior (inscrições de 01 a 24 de junho de 2022): os candidatos devem ter entre 17 e 24 anos em 01/04/2023 e os selecionados poderão cursar a Escola Técnica Superior no Japão, com duração de quatro anos, incluindo curso preparatório de língua japonesa e de outras disciplinas, durante o primeiro ano.

----------

Texto e edição: Larissa Guedes
Fonte: Consulado do Japão em Recife
*A ACI-UFPB não gerencia, nem faz parte dessa seleção, apenas divulgamos diversas oportunidades de bolsas e cursos que chegam ao setor e que podem ser de interesse da comunidade acadêmica.