Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > PROMOBI > Dúvidas frequentes
conteúdo

Dúvidas frequentes

por ACI publicado 27/02/2020 14h43, última modificação 27/02/2020 16h22

No momento da inscrição via SIGAA, não achei a aba para anexar o meu histórico. O que faço?

Ao inscrever-se no PROMOBI, na Aba “Relações Internacionais”, o histórico do aluno é automaticamente anexado à sua candidatura, não precisando que ele o envie.

Inseri um documento errado, o que devo fazer?

Você tem a opção de encaminhar o documento correto, por e-mail, devendo escrever no assunto da mensagem “Inscrição Promobi – ERRO DE DOCUMENTO” e informar no corpo da mensagem o nome do candidato e anexar o documento correto, enviando para (mobilidade@aci.ufpb.br) .

Onde está disponível o plano de estudos?

Tanto o plano de estudos, como os demais anexos, sejam eles: Universidades Conveniadas; Edital ; Resolução 49/2012 – Consepe; Termo De Compromisso estão disponíveis no SIGAA, na Aba “Relações Internacionais”, PROMOBI - Programa de Mobilidade Internacional – Graduação, quando aberto o edital e o período de inscrições.

Posso preparar o plano de estudos inserindo disciplinas em cursos de áreas afins?

Quando o estudante escolhe um curso para ser cadastrado, como por exemplo, Engenharia de Produção, mas se interessa em realizar também disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo, é necessário apenas que a coordenação do curso seja informada, assine o plano de estudos e a instituição estrangeira ofereça a disciplina e também aceite matricular o estudante.

Todas as Universidades conveniadas exigem o exame de proficiência no idioma do país onde desejo realizar o intercâmbio?

Quase todas as Universidades exigem um nível B1 no idioma estrangeiro. Entretanto, há universidades que não exigem tal documento, como algumas na Itália, mas que ainda assim mesmo, os estudantes são informados sobre a responsabilidade em apresentar um nível bom de compreensão da língua posto que as aulas serão ministradas no idioma do país.
*Com exceção de algumas universidades (a serem consultadas) que ministram uma ou outra disciplina em inglês.

O exame TOEFL substitui o teste de proficiência oferecido pelo DLEM?

Sim, o referido exame tem preferência por ser reconhecido internacionalmente.

Se eu for selecionado para uma determinada universidade e não passar no exame de proficiência, é possível que eu altere a opção?

Sim. O aluno poderá alterar a opção apenas para uma universidade de país que não exija exame de proficiência, como Portugal, por exemplo.

Caso eu seja selecionado para as duas opções que escolhi, posso escolher entre ambas ou sou vinculado com a vaga atribuída na primeira opção?

Caso um estudante seja selecionado para uma Universidade cuja escolha tenha sido a sua primeira opção, a mudança para concorrer a vaga de sua 2ª opção apenas se dará após a seleção de todos os estudantes que escolheram tal Universidade como 1ª opção.