Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > PROMOBI > Dúvidas frequentes
conteúdo

Dúvidas frequentes

por Larissa Guedes publicado 27/02/2020 14h43, última modificação 24/03/2022 09h23
Colaboradores: Larissa Guedes

Como realizo minha inscrição?

Os interessados poderão se inscrever até o dia 28/03/2022. Devido a problemas técnicos com o Portal SIGAA, as inscrições serão realizadas por meio do formulário disponibilizado na página específica para o edital (link no perfil). Cada estudante deverá preenchê-lo, assiná-lo e enviá-lo para o e-mail mobilidade@aci.ufpb.br junto com os demais documentos, utilizando o assunto: "INSCRIÇÃO PROMOBI 2022".

Onde está disponível o plano de estudos? E como elaborá-lo?

O plano de estudos, assim como os demais anexos, está disponível no site da ACI, na página específica do edital (link no perfil). Ele deve ser elaborado com base nas disciplinas ofertadas pela universidade de destino, no período de mobilidade pretendido daquela instituição. Para isso, você precisa visitar o site da universidade acolhedora para procurar cursos e disciplinas que são oferecidos.

Posso preparar o plano de estudos inserindo disciplinas afins oriundas de outros cursos?

Quando você escolhe um curso para ser cadastrado, como por exemplo, Engenharia de Produção, mas se interessa em cursar disciplinas de outro, como, por exemplo Arquitetura e Urbanismo, é necessário apenas que a coordenação do curso de origem seja informada, assine o plano de estudos e a instituição estrangeira ofereça a disciplina e também aceite matricular o estudante.

Como comprovar proficiência no idioma do país onde desejo realizar o intercâmbio?

Você tem a opção de participar do teste de proficiência oferecido pelo DLEM-UFPB (Departamento de Letras Estrangeiras Modernas) entre os dias 04 e 05/04/2022 (em local e horário a ser divulgado pelo Departamento ou no site da ACI), ou enviar o resultado de exames de proficiência reconhecidos internacionalmente, como TOEFL e IELTS para língua inglesa, DELE para a língua espanhola e DELF para a língua francesa, entre outros. Tanto a prova quanto o certificado deverão atestar o nível B1 no idioma. A aceitação do documento expedido pelo DLEM fica a critério da universidade de acolhimento.

Em que momento devo enviar o certificado de proficiência do idioma que já possuo?

O certificado de proficiência deve ser enviado no momento da inscrição do PROMOBI, juntamente com os demais documentos (Formulário de Inscrição, Plano de Estudos, Documentos).

Todas as universidades conveniadas exigem o exame de proficiência no idioma do país onde desejo realizar o intercâmbio?

A maioria das universidades exigem minimamente o nível B1 no idioma estrangeiro local. Entretanto, há universidades que dispensam tal documento. Ainda assim, você será informado de que é responsável por apresentar um nível suficiente de compreensão da língua local, tendo em vista que as aulas serão ministradas no idioma do país*.

*Com exceção de algumas universidades (a serem consultadas) que ministram algumas disciplinas em inglês.

Se minha seleção for confirmada para uma determinada universidade, mas eu não passar no exame de proficiência, é possível alterar a opção?

Sim. Você poderá alterar a opção apenas para uma universidade de país que não exija exame de proficiência, como Portugal, por exemplo.

Se minha seleção for confirmada para as duas opções que escolhi, posso escolher uma delas, ou sou automaticamente vinculado à vaga atribuída na primeira opção?

Se você passar no processo seletivo para uma universidade cuja escolha tenha sido a sua 1ª opção, a mudança para concorrer à vaga de sua 2ª opção será possível somente após a seleção de todos os estudantes que escolheram tal universidade como 1ª opção.

Qual é o período em que devo realizar o intercâmbio?

As datas exatas do período do intercâmbio podem variar dependendo do calendário acadêmico da universidade de destino. Normalmente, as datas seguem o calendário europeu, ou seja, de setembro a janeiro (1º semestre) e de fevereiro a julho (2º semestre) de cada ano. A lista vigente de universidades parceiras, com o quantitativo de vagas oferecidas, está disponível junto com o edital e foi elaborada conforme os acordos de cooperação válidos atualmente.