Você está aqui: Página Inicial > ACS > Contents > Notícias > Oficina de trabalho debate futuro do CI/UFPB com professores, alunos e servidores

A comunidade acadêmica do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (CI/UFPB) terá, pela primeira vez, a oportunidade de, numa ação conjunta, realizar uma profunda avaliação das atividades de ensino, pesquisa, extensão e das ações administrativas da unidade. Ao mesmo tempo serão propostas soluções alternativas para que o Centro alcance um novo patamar de excelência.
publicado: 03/01/2018 09h27, última modificação: 03/04/2019 12h19
Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (CI/UFPB)

O encontro entre os três segmentos da comunidade do centro de ensino vai acontecer durante a “I Oficina de Trabalho do CI”, que será realizada desta segunda-feira (11) até a quarta-feira (13), e que vai nortear as ações administrativas, acadêmicas e institucionais para o ano de 2018.

A iniciativa é da direção do CI e partiu de uma propositura apresentada pela professora Danielle Rousy e aprovada pelo Conselho de Centro, em 6 de outubro.

Visando assegurar bons resultados, a metodologia da “I Oficina de Trabalho” dividirá os participantes em quatro grupos de discussão (GTs). O GT dos diretórios acadêmicos será integrado por representantes dos alunos e vice-coordenadores dos cursos de graduação. Fará parte do GT administrativo o diretor e vice-diretor do CI, assessores da direção, chefes de departamentos, secretária do CI, secretários dos departamentos. O GT da graduação terá como participantes os coordenadores dos cursos de graduação, membros dos colegiados dos cursos, membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE), docentes que ministram disciplinas, secretários dos cursos, biblotecário e diretórios acadêmicos. O GT da pós-graduação contará com a presença dos coordenadores e vice-coordenadores dos programas de pós-graduação, membros dos colegiados de cursos, grupos de pesquisa, secretários dos programas.

O GT dos diretórios acadêmicos abordará temas como a integração dos alunos e professores, participação efetiva do aluno na vida universitária, relação professor/aluno, qualidade da vida estudantil, participação de alunos em publicações científicas e técnicas, além da participação dos discentes em projetos de pesquisa e extensão.

Os temas previstos para discussão no GT administrativo são a identidade do CI, relações com os setores público e produtivo e mercado de trabalho, capacidade de captação de recursos, formação acadêmica e profissional dos docentes, situação na carreira docente, programas e políticas de capacitação, compromisso com o ensino, pesquisa e extensão, distribuição de encargos docentes.

O GT da graduação vai tratar da integração dos alunos e professores, a participação dos alunos na vida universitária, o número de ingressantes, taxas de evasão/abandono, tempo médio de conclusão de curso, alunos concluintes, relação professor /aluno e qualidade da vida estudantil.

No que se refere à pós-graduação, o GT dedicado a esse tema discutirá temas comuns ao GT da graduação, além de questões como a infraestrutura, principalmente no tocante a salas de aula, laboratórios, biblioteca, restaurante, áreas de lazer e transporte.

As questões relativas aos servidores técnico-administrativos serão debatidas pelo GT administrativo. A pauta inclui temas como formação profissional, situação na carreira, programas/políticas de capacitação e desenvolvimento profissional, compromisso com a distribuição de encargos e adesão aos princípios fundamentais da instituição.

PROGRAMAÇÃO

A abertura está marcada para esta segunda-feira (11), às 9h, com uma palestra do diretor Hamilton Soares sobre “Atribuições e competências das coordenações de cursos e chefias departamentais”. Está programada uma palestra às 10h, com o professor e avaliador do MEC, José Antonio Gomes de Lima, que falará sobre “Avaliação Externa dos cursos de graduação”. Às 13h, a professora Danielle Rousy abordará o tema “Projetos de TCC: problemas e soluções”.

Também na segunda-feira (11), às 14h, a pró-reitora de Graduação, Ariane Sá, falará de questões relacionadas ao ensino da graduação no CI, notadamente sobre ingresso, evasão, retenção e conclusão de curso. Às 15h30, os grupos de trabalho iniciam suas atividades.

A programação para o segundo dia da oficina será iniciada com uma palestra do administrador Harrison Emmanuel, Coordenador de Desenvolvimento de Pessoas da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), sobre dados referentes a servidores técnico-administrativos. Das 10h30 às 11h30, os GTs voltam a se reunir e no turno da tarde retomam as discussões.

Dia 13, a oficina será encerrada ao meio-dia, estando programada uma confraternização entre os participantes dos GTs, no horário do almoço.

A comissão organizadora da “I Oficina de Trabalho do CI” é integrada pelos professores Danielle Rousy, Gustavo Peixoto e pela secretária do Centro, Lourdes Cavalcanti.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações da Assessoria de Comunicação do CI