Você está aqui: Página Inicial > Contents > Destaques > Pesquisadora da UFPB promove debates sobre microrganismos no Instagram
conteúdo

Notícias

Pesquisadora da UFPB promove debates sobre microrganismos no Instagram

Para cada bate-papo, diferentes cientistas do Brasil e Argentina são convidados
publicado: 03/01/2020 18h35, última modificação: 06/04/2020 22h54
Rede interinstitucional será criada para fortalecer engajamento nos estudos de vírus, fungos e bactérias. Foto: Reprodução/Instagram

Rede interinstitucional será criada para fortalecer engajamento nos estudos de vírus, fungos e bactérias. Foto: Reprodução/Instagram

A pesquisadora e professora do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Cybelle de Oliveira, promove, por meio de perfil no Instagram, debates sobre estudos que envolvem vírus, fungos e bactérias. Próximo debate será nesta quarta-feira (8), a partir das 19h, sobre produção de enzimas microbianas e suas aplicações, com a doutoranda em Ciência de Alimentos Marília Cunha, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

 A iniciativa faz parte do grupo de estudos Eureka, do Departamento de Gestão e Tecnologia Agroindustrial (DGTA) da UFPB e conta com a participação de pesquisadores de instituições como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade de La Plata, na Argentina. Também tem participado professores dos Institutos Federais de Pernambuco (IFPE), Goiano (IFGO) e do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  

“O objetivo é produzir engajamento na aplicação de pesquisas científicas. Além dos conhecimentos adquiridos nas discussões pelo Instagram, queremos aproximar as instituições. Estamos estudando, neste momento, como efetivar a criação de uma rede interinstitucional para fortalecer o engajamento entre docentes e discentes na área da Microbiologia Aplicada”, destaca a professora Cybelle.  

De acordo com a pesquisadora da UFPB, a partir da rede interinstitucional, serão oferecidos cursos, tanto online quanto presenciais, e parcerias para incentivar as pesquisas na área. “Buscaremos aumentar a integração visando desenvolver estudos em conjunto sobre, por exemplo, o combate a microrganismos patogênicos que causam doenças infecciosas nos seres humanos”, ressalta. 

No último encontro realizado no Instagram, os debates foram “Microbiologia Preditiva aplicada aos alimentos”, com o professor do IFGO Wiaslam Figueiredo Martins, e “Imobilização de células microbianas em Biopolímeros”, do pesquisador da Unicamp, Weysser Felipe Cândido de Souza. Os temas das discussões são divulgados toda semana no perfil do Instagram da professora da UFPB Cybelle Oliveira.  

Ascom/UFPB