Você está aqui: Página Inicial > Contents > Destaques > UFPB oferta 20 vagas em curso de extensão em teatro
conteúdo

Notícias

UFPB oferta 20 vagas em curso de extensão em teatro

Curso propicia vivências introdutórias com a linguagem artística do teatro
publicado: 03/01/2020 18h35, última modificação: 28/01/2020 18h29
Aulas serão ministradas no prédio 'Abacatão'. Foto: Angélica Gouveia

Aulas serão ministradas no prédio 'Abacatão'. Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) inscreve para 20 vagas em curso de extensão em teatro destinado a pessoas da comunidade acadêmica e para o público externo. O projeto de extensão “Aulas de voo - Lições teatrais para o cotidiano” está sendo promovido pelo Departamento de Artes Cênicas do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (DAC/ CCTA). O curso será ministrado pelo ator Railson Gomes Almeida.

Não precisa ter conhecimento prévio na área. O objetivo do curso é propiciar aos alunos vivências introdutórias com a linguagem artística do teatro. As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário próprio.

Após o preenchimento do formulário, os participantes serão cadastrados junto ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFPB.

“Trata-se de um projeto construído dentro da disciplina de Estágio Supervisionado III, no qual temos que trabalhar com o teatro em contexto não-formal. O projeto vem sendo idealizado desde outubro de 2019”, informou Railson.

Nos encontros, os alunos irão aprender sobre foco, trabalho em equipe, distribuição de espaço cênico, criatividade, imaginação, organização de ideias e expressão pelo corpo. “O curso e o projeto se propõem a ser uma grande iniciação ao ‘voo’, uma metáfora ao teatro de modo geral. O público alvo nessa primeira ação são pessoas adultas que tenham interesse em uma introdução geral à linguagem artística do teatro”, acrescentou Railson.

De acordo com o coordenador do curso, Elthon Fernandes, professor da UFPB, a ideia é produzir um curso/oficina que tenha a linguagem artística do teatro como foco e conteúdo, de modo que as experiências realizadas possam ser aproveitadas no dia a dia dos participantes.

Ainda conforme Elthon Fernandes, “o intuito maior do trabalho é introduzir os discentes com elementos básicos trabalhados no teatro, tais como a imaginação, a criatividade, o trabalho coletivo, o foco, entre outras qualidades obtidas com o trabalho com arte e especificamente com o teatro”.

A carga horária do curso é de 30 horas. As aulas serão ministradas no prédio Abacatão, no Departamento de Artes Cênicas da UFPB, e vão acontecer nas segundas e quintas-feiras, das 18 às 21h.

Segundo as informações cadastradas no Sigaa, o curso constará de dez encontros, e o primeiro já está previsto para acontecer no dia 06 de fevereiro. 

Ascom/UFPB