Você está aqui: Página Inicial > Contents > Destaques > Primeiro Sarau do Agreste-PB
conteúdo

Notícias

Primeiro Sarau do Agreste-PB

publicado: 03/01/2020 18h35, última modificação: 05/12/2025 18h57
Evento on-line terá lançamento de livro do projeto jovens escritoras periféricas

Primeiro Sarau do Agreste-PB

O grupo de pesquisa Agreste-pb: literaturas e pesquisas sociais periféricas, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realiza, no dia 9 de dezembro de 2025, às 19h, a primeira edição do projeto Sarau(s) do agreste-pb. A transmissão será feita no novo canal do grupo no YouTube.

O evento inaugura oficialmente o canal e abre uma proposta de programação mensal voltada à divulgação da literatura periférica brasileira, bem como de pesquisas, ações de extensão e debates que dialogam com esse campo de produção cultural e acadêmica. O Agreste-PB é sediado no Departamento de Ciências Sociais da UFPB (DCS) e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS).

A programação inclui o lançamento do livro “Mundos sociais que nos habitam”, primeiro volume da coleção Jovens escritoras periféricas. A produção foi realizada dentro do Projeto de extensão “Jovens escritoras periféricas”, que tem por objetivo promover oficinas de produção literária para jovens de contextos populares e periféricos, estimulando a escrita a partir de suas experiências sociais. A obra é publicada pela Edições Agrestinas, projeto editorial independente do agreste-pb, em parceria com a Editora Fi.

A atividade contará também com uma conversa com Érica Peçanha do Nascimento (professora da Insper), antropóloga e pesquisadora com estudos pioneiros sobre literatura periférica e movimentos culturais das periferias urbanas.

Para o professor Márcio Sá, a criação do canal agreste-pb surge da necessidade de ampliar a divulgação científica do grupo e de fortalecer o que se convencionou chamar de sociologia pública, proporcionando um espaço de comunicação, circulação de produções e diálogo com pesquisadores, escritoras, coletivos e demais protagonistas da literatura periférica.

"Esperamos que os Saraus possam se configurar como momentos de partilhas de produções literárias, lançamento de livros, conversas, trocas de experiências com convidados e das ações de pesquisa e extensão do grupo, bem como dos seus resultados" disse o docente.

Para 2026, estão previstas nove edições, entre fevereiro e novembro, sempre na primeira terça-feira do mês, às 19h.

Origem e articulações do projeto

Os Saraus do agreste-pb resultam da articulação das principais iniciativas desenvolvidas pelo grupo nos últimos anos, relacionadas aos temas da literatura e das pesquisas sociais periféricas: a disciplina “Literatura periférica e escrita sociológica”, ofertada como tópico especial no PPGS-UFPB durante o semestre 2024.2; o Projeto de extensão “Jovens escritoras periféricas”, com o objetivo de promover oficinas de produção literária para jovens de contextos populares e periféricos, estimulando a escrita a partir de suas experiências sociais; e o projeto de pesquisa “A literatura periférica como fenômeno sociocultural no Brasil de hoje, com foco no mapeamento das produções literárias periféricas no país e na análise de seus desdobramentos socioculturais”.

* * *
Texto: Elidiane Poquiviqui
Imagem: Agreste-PB/Divulgação
Ascom/UFPB