Você está aqui: Página Inicial > Contents > Destaques > UFPB recebe propostas para o Fluex 2021
conteúdo

Notícias

UFPB recebe propostas para o Fluex 2021

publicado: 03/02/2020 16h00, última modificação: 27/01/2021 18h48
Ações de extensão devem ser submetidas pelos servidores por meio do Sigaa

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou o Edital do Fluxo Contínuo de Extensão (Fluex) 2021, para submissão de propostas de atividades de extensão a serem implementadas por servidores durante este ano. Docentes dos cursos presenciais e à distância e técnico-administrativos do quadro efetivo da universidade podem participar da seleção.

Os servidores interessados devem submeter suas propostas exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (Sigaa). Um dos requisitos exigidos é que as ações de extensão apresentadas possuam alunos voluntários entre os membros da equipe executora.

A vigência do Fluex 2021, lançado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), estende-se até 31 de dezembro. O prazo final de submissão varia conforme a modalidade e a carga horária da ação proposta, mas a atividade deve ser submetida com antecedência mínima de 15 dias antes do início da execução.

De acordo com a pró-reitora de Extensão, Profa. Berla Moraes, a participação da comunidade acadêmica nas propostas de ações de extensão, por meio do edital, é fundamental para reafirmar o compromisso social da universidade. “A extensão universitária, considerando suas diversas modalidades, é um eixo indissociável do ensino e da pesquisa na formação discente. Então, essas ações possibilitam a interação interdisciplinar a partir do diálogo com a sociedade, contribuindo com o desenvolvimento humano, tecnológico e social”, destaca a docente.

As propostas podem ser apresentadas em uma das seguintes modalidades: programa, projeto, curso, evento (a exemplo de congresso, festival ou olimpíada) e produto (como, por exemplo, livros, artigos, vídeos ou programas de rádio).

Essas ações também devem estar inseridas nas áreas temáticas definidas pela Proex – comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção; e trabalho – ou em um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a exemplo da erradicação da pobreza ou da educação de qualidade.

O Fluxo Contínuo de Extensão é responsável pelo registro de todas as atividades de extensão da universidade. Em 2020, 424 ações de extensão foram realizadas, sendo a maioria deles projetos (158) e cursos (154).

De acordo com o coordenador de Programas de Ação Comunitária (Copac), Thiago Cavalcante, em virtude da pandemia de Covid-19, a realização de cursos e eventos foi afetada em 2020, mas a estimativa é que em 2021 haja maior adesão da comunidade extensionista a cursos e eventos remotos, o que implicará um maior número de ações registradas este ano.

Todas as informações sobre o edital 2021 estão disponíveis na página da Proex. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail secretariacopac@proex.ufpb.br.

UFPB RECEBE PROPOSTAS PARA O FLUEX 2021

* * *
Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins
Fotos: Aline Lins