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UFPB abre seleção para acesso a transporte intermunicipal entre João Pessoa e o Campus IV, no Litoral Norte

publicado: 24/12/2019 12h00, última modificação: 25/01/2023 19h44
Benefício é destinado aos alunos do turno da noite do CCAE, viabilizado por meio de convênio com a Prefeitura de João Pessoa

Foto: Aline Lins

A Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante da Universidade Federal da Paraíba (Prape/UFPB) publicou edital (nº 01/2023) de processo de seleção simplificada para acesso a transporte intermunicipal, destinados aos estudantes do turno noturno do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), no Campus IV, localizado no Litoral Norte paraibano. As inscrições ocorrerão até 31 de janeiro.

O transporte intermunicipal foi anunciado pelo Reitor Valdiney Gouveia durante entrevista no programa UFPB em Dia, da TV UFPB, em dezembro de 2022. A iniciativa é fruto do esforço e articulação do professor do CCAE Joseilme Fernandes Gouveia e dos alunos do Campus IV junto à Prefeitura de João Pessoa (PMJP). Segundo o Prof. Joseilme, houve um aumento de mais de 100% no valor do transporte feito em veículos tipo van e isso impossibilitou muitos alunos de concluírem o curso, muitos trancaram ou desistiram. “Nunca antes na história existiu esse benefício para os estudantes do Campus IV residentes em João Pessoa, essa é a primeira vez. Essa é uma oportunidade de trazer esses alunos de volta, será uma grande conquista para toda a comunidade acadêmica”, disse o docente.

A ação é realizada em conjunto com a Coordenação de Assistência e Promoção Estudantis (COAPE) e a Direção do CCAE da UFPB, e será viabilizada por meio de ônibus escolar cedido pela Secretaria de Educação e Cultura do Município de João Pessoa, amparado no Acordo de Cooperação Técnica nº 1820.11.0122, celebrado entre a UFPB e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município de João Pessoa.

O edital prevê a oferta de 52 vagas. O transporte intermunicipal fará a rota João Pessoa - Campus IV - João Pessoa, e é destinado aos alunos matriculados em turno noturno dos cursos de Licenciatura em Matemática, Antropologia, Secretariado Executivo Bilíngue, Pedagogia e Ciências Contábeis.

Conforme o Pró-reitor de Assistência e Promoção ao Estudante, Prof. Alfredo Rangel, para a solicitação de acesso ao transporte intermunicipal, serão considerados, cumulativamente, alguns requisitos: o aluno deve estar matriculado em turno noturno dos cursos do CCAE (Licenciatura em Matemática, Antropologia, Secretariado Executivo Bilíngue, Pedagogia ou Ciências Contábeis; não ser contemplado pelos seguintes auxílios da Prape: Transporte, Moradia ou Residência Universitária; e deve residir na cidade de João Pessoa.

O discente que, no ato da solicitação do auxílio, não atender a esses critérios, terá sua solicitação indeferida.

Em relação aos critérios da seleção, os discentes inscritos serão classificados conforme a seguinte ordem de prioridade: ser discente da graduação contemplado pelo Apoio Emergencial; ser ingressante pelo ENEM/SiSU de escola pública com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que se autodeclara pardo, preto ou indígena; ser ingressante de escola pública com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo; ser ingressante de escola pública que se autodeclara pardo, preto ou indígena. Em caso de empate, terá preferência o ingressante no período letivo 2022.2 e o discente com maior CRA.

O resultado final do processo de seleção, após recursos, será divulgado no dia 10 de fevereiro, na página da Prape, com assinatura do termo de compromisso prevista para ocorrer entre 13 e 15 de fevereiro.

Conforme o edital, a rota do transporte consiste no translado de João Pessoa - Campus IV - João Pessoa, com saídas diárias programadas para às 17h, partindo do Campus I, com destino às unidades acadêmicas de Mamanguape e Rio Tinto; e retorno programado para as 23h, partindo das unidades acadêmicas de Mamanguape e Rio Tinto com destino final no Campus I.

O edital traz um passo a passo dos procedimentos para o estudante realizar sua inscrição no SIGAA, utilizando o seu login e senha (veja no final da matéria o passo a passo). O estudante que não conseguir efetuar sua inscrição em virtude de problemas operacionais do SIGAA, deverá enviar um comunicado dentro do prazo de inscrição para o e-mail coape@prape.ufpb.br, anexando print de tela que comprove a tentativa de inscrição e a inoperância do sistema. Só serão avaliados os comunicados enviados durante o período de inscrição e com a comprovação de instabilidade do SIGAA.

Confira o passo a passo

PASSO 1: Aderir ao Cadastro Único - selecionar processo seletivo 01/2023

a) Para se cadastrar, acesse o SIGAA > Bolsas > Aderir ao Cadastro Único> Selecionar Processo Seletivo 01/2023 e então preencha o questionário socioeconômico.

PASSO 2: Atualizar Dados Bancários

a) Apesar de não se tratar de auxílio em pecúnia, o SIGAA só permite inscrição em auxílios para estudantes com conta bancária cadastrada. Por isso se faz necessário o cumprimento desta etapa da inscrição.

b) Para cadastrar os dados bancários, acesse o SIGAA > Outros > Meus Dados Pessoais.

c) A opção para informar os Dados Bancários encontra-se no final do questionário dos dados pessoais do estudante. Deve ser informado o Banco, Agência (com 5 dígitos) e conta com dígito verificador, se houver.

PASSO 3: Atualizar Situação Socioeconômica

a) Essa operação permite ao estudante atualizar a renda familiar para registro no sistema.

b) Para atualizar a renda familiar, acesse o SIGAA > Outros > Meus Dados Pessoais.

c) A opção para atualizar a Situação Socioeconômica encontra-se no final do questionário dos dados pessoais do estudante.

d) Deverá ser informada a renda bruta total de todos os membros que compõem o núcleo familiar.

PASSO 4: Solicitar a inscrição no Auxílio

a) Essa operação permite ao estudante inscrever-se na bolsa auxílio desejada.

b) Para se cadastrar, acesse o SIGAA > Bolsas > Solicitação de Bolsas > Solicitação Bolsa-Auxílio. Processo-Seletivo – 01/2023.

c) O estudante deverá, então, escolher “Transporte intermunicipal” e seguir os passos seguintes da inscrição.

PASSO 5: Anexar os Documentos Digitalizados

a) O estudante deverá anexar os documentos indicados no item 9 do edital ao SIGAA, em arquivo único, com formato PDF (Portable Document Format).

b) Para finalizar o processo de inscrição no SIGAA, faz-se necessário ir ao final do formulário de inscrição e clicar no ícone “concluir”, localizado no final da página.

PASSO 6: Para modificar/alterar a inscrição

a) Para modificar, até o término das inscrições, e acompanhar a inscrição no auxílio, acesse o SIGAA > Bolsas > Solicitação de Bolsas > Acompanhar Solicitação Bolsa-Auxílio, selecionar Processo Seletivo 01/2023, clicar no ícone destinado para “alterar bolsa auxílio”.

Ao finalizar ou alterar a inscrição o estudante deverá imprimir ou salvar o comprovante de inscrição como prova para eventuais questionamentos quanto à regularidade da inscrição.

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Reportagem: Aline Lins
Foto: Aline Lins
Ascom/UFPB