Você está aqui: Página Inicial > Contents > Direto da Reitoria > Prefeito de Itabaiana-PB visita a UFPB

Prefeito de Itabaiana-PB visita a UFPB

publicado: 29/01/2021 09h28, última modificação: 13/12/2022 15h42
Reitor da UFPB recebe prefeito de Itabaiana-PB

Foto: Oriel Farias

O prefeito de Itabaiana-PB, Lúcio Flávio Araújo Costa (Dr. Lúcio), acompanhado do Procurador Geral do Município Ricardo Sérvulo e do Chefe da Casa Civil, Breno Mello Costa, esteve visitando a Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sendo recebido por Reitor Valdiney Gouveia, vice-Reitora Liana Filgueira e Pró-Reitor de Planejamento, Paulo de Tarso Henriques.

Na ocasião, foram abordados diversos temas que poderão favorecer a realização de parcerias entre as duas instituições. O Reitor sugeriu a reativação do Pólo de Educação a Distância em Itabaiana envolvendo vários cursos, como Letras e Pedagogia.

Outra sugestão foi que a UFPB contribuísse com ações em saúde, como o atendimento odontológico. No caso, pontuou o Reitor, a prefeitura patrocinaria combustível e alimentação para profissionais que atenderiam a população carente.

O Reitor também informou que na Paraíba existem aproximadamente seis mil pessoas precisando de cirurgia de catarata e que a parceria poderia ajudar a diminuir esse número. No caso, a partir de mutirões de atenção oftalmológica promovidos pelo HULW, contando com o apoio do Dr. Marcelo Tissiani.

Além desses pontos, diversas ideias foram apresentadas, como a criação de uma cooperativa de produtores de leite para testar a qualidade do produto, construção de casas populares usando tecnologias desenvolvidas na UFPB. O Reitor lembrou que na Universidade há pesquisadores competentes e com estudos aplicados em diversas áreas, como agricultura, robótica, engenharia e saúde.

Por fim, o Reitor convidou o Prefeito de Itabaiana a visitar os campi de Areia e Bananeiras a fim de conhecer projetos que poderão resultar em parcerias que promovam a cidade de Itabaiana. O Prof. Valdiney, natural desta cidade, ressaltou que se sentiu muito honrado com a visita do Prefeito.

Reportagem: Rogério Almeida
Fotos: Oriel Farias