Você está aqui: Página Inicial > Contents > Direto da Reitoria > Reitor da UFPB acompanhado do Reitor e vice-reitor da UFC visita Fazenda Experimental Vale do Curu no Ceará

publicado: 19/04/2021 16h40, última modificação: 19/04/2021 16h59
Para Reitor da UFPB, a visita à propriedade estimula a imaginação e aproxima as duas universidades
(Da esq. para dir.) Reitor da UFC Cândido Albuquerque, Diretor da FEVC/UFC Francisco José de Mesquita, Coordenador técnico da FEVC/UFC Kleiton Chagas e Reitor da UFPB Valdiney Gouveia

A Fazenda Experimental Vale do Curu (FEVC), equipamento do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará em Pentecoste, integrou a programação da visita do reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Valdiney Veloso Gouveia à UFC. O gestor acompanhado do reitor e do vice-reitor da UFC, professores Cândido Albuquerque e Glauco Lobo Filho, conheceu a unidade na quarta-feira (14/4), fazendo um tour pelos espaços da propriedade.

O prof. Valdiney Gouveia foi recebido pelos engenheiros-agrônomos Francisco José de Mesquita, diretor da FEVC/UFC, e Kleiton Chagas, coordenador técnico. A FEVC situa-se na comunidade do Xixá, distrito de Pentecoste (a 120 quilômetros de Fortaleza), e possui 823 hectares – 215 deles demarcados como reserva ambiental de caatinga. Dentro de seu perímetro, além das áreas de manejo das criações, fruticultura e produção de alimentação animal, há uma escola municipal da Prefeitura de Pentecoste, uma unidade básica de saúde (também do município), galpão de máquinas, dois açudes, 23 poços profundos, 30 casas funcionais para servidores e um centro de treinamento para atividades didáticas e administrativas.

A visita foi iniciada no auditório do centro de treinamento, onde Francisco Mesquita fez uma breve apresentação aos visitantes sobre a estrutura da fazenda e seu uso, há décadas, no acolhimento a professores, técnicos e estudantes.

Em seguida, a comitiva foi conduzida pelos espaços da propriedade, a exemplo das culturas de milho e sorgo que alimentam as criações bovinas e caprinas; estábulos e currais; viveiro de aves domésticas; plantios de manga, goiaba, coco, mamão e banana; almoxarifado e maquinários, entre tratores, veículos e implementos.

No encerramento da visita do reitor da UFPB Valdiney Gouveia foi reforçada a possibilidade de cooperação entre as instituições em áreas como tecnologia e agronomia.

Reportagem: Rogério Almeida
Colaboração: Gabinete do Reitor da UFC