Você está aqui: Página Inicial > Contents > Direto da Reitoria > UFPB e Funasa oferecem oficina para aprimorar tratamento de água em oito municípios do Estado

publicado: 07/03/2022 18h04, última modificação: 13/12/2022 17h03
Projeto busca garantir água potável e de qualidade para cidades paraibanas
(Da esq. p/ dir.) Prof. Raphael Beirigo/Departamento de Solos e Engenharia Rural, Profa. Vívian Stumpf/Departamento de Engenharia Química, Vice-Reitora Profa. Liana Filgueira, Prof. Guttemberg Silvino/Departamento de Solos e Engenharia Rural, Prof. Cristiano Almeida/Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Dra. Jamyle Grigoletto - Coordenadora de Segurança e Qualidade da Água para Consumo Humano/Funasa-Brasília, Msc. Lucas Achaval - Consultor Técnico/FUNASA-Brasília

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), realiza, a partir desta segunda-feira (07), visitas a oito municípios paraibanos, promovendo Oficinas de Capacitação do Plano de Segurança da Água.

A ação é fruto de um projeto criado a partir da colaboração entre as instituições, que visa desenvolver Planos de Segurança da Água nas cidades selecionadas a fim de garantir a sua qualidade para consumo nessas localidades.

A agenda teve início nesta segunda e segue durante toda a semana. Hoje (07), as visitas foram realizadas em Curral de Cima e Itapororoca. Na sequência, virão Alagoinha e Riachão do Poço, na terça-feira (08); Alcantil e Santa Cecília, na quarta-feira (09); São Domingos, na quinta-feira (10) e Pedra Branca, na sexta-feira (11).

Na UFPB, o projeto está sob coordenação da Vice-Reitora, Profa. Liana Filgueira, que está conduzindo as visitas aos municípios, acompanhada de outros membros do projeto: Guttemberg da Silva Silvino, Cristiano das Neves Almeida, Vivian Stumpf Madeira e Raphael Moreira Beirigo. O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, também participa de algumas visitas aos municípios.

Já os representantes da Funasa na comitiva são Lucas Achaval Silva (Consultor técnico da Funasa/Organização Panamericana da Saúde - OPAS) e Jamyle Calencio Grigoletto (Coordenadora de Segurança e Qualidade da Água para Consumo Humano).

Em Itapororoca, a Prefeita da cidade, Elissandra de Brito, prestigiou o encontro, nesta segunda-feira (07). Em Curral de Cima, a abertura da oficina foi realizada pelo Prefeito Totó Ribeiro, seguido pela fala do Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, que estava presente no evento.

Esta é a segunda visita realizada pela equipe da UFPB aos municípios. A primeira aconteceu em janeiro deste ano e conforme explica a Profa. Liana Filgueira , a iniciativa, naquela ocasião, teve como intuito conhecer a situação do sistema de abastecimento da água e realizar um diagnóstico para averiguar a situação de cada município. Agora, o objetivo é fornecer oficinas de capacitação para aprimorar o trabalho local de tratamento de água.

“Estamos aqui pela segunda vez fazendo a visita. A primeira foi para conhecer os municípios, a forma de abastecimento de água, a realidade de cada um e fazer a interação com os municípios. A segunda já é para fazermos uma oficina de capacitação com as equipes de técnicos escolhidas por cada um dos municípios, as quais vão ficar à frente das coletas de água e do trabalho local”, explica a Vice-Reitora.

“São municípios carentes de água potável. Geralmente, têm uma fonte de água como poço ou açude, mas não têm a estação de tratamento de água. A Funasa, em Brasília, percebeu esse problema e procurou a parceria com a UFPB para desenvolver o Plano de Segurança de Água. Firmamos a parceria e nossos pesquisadores assumiram a coordenação do projeto”, conta a Profa. Liana.

Ainda segundo a Vice-Reitora, o projeto terá duração de 18 meses, sem custos para os municípios, pois a Funasa o financiará. A escolha dos municípios foi realizada por meio de critérios estabelecidos pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Entre esses requisitos, foram considerados os municípios que não são atendidos pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa).

Reportagem: Mellody Oliveira
Edição: Aline Lins