Você está aqui: Página Inicial > Contents > Direto da Reitoria > UFPB e PMJP firmam parceria para capacitação e a realização de cursos profissionalizantes em João Pessoa

publicado: 17/02/2021 09h25, última modificação: 13/12/2022 15h44
Reunião realizada no Gabinete do Prefeito de João Pessoa contou com as presenças do Reitor da UFPB e equipe
Profa. Margareth Diniz, a secretária executiva de Saúde da PMJP Rossana Sá, prefeito Cícero Lucena e o Reitor Valdiney Gouveia

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia, visitou o Prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, para estabelecer uma parceria na realização de cursos profissionalizantes na capital paraibana.

O Prof. Valdiney Gouveia participou do encontro acompanhado do Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Valdir de Andrade Braga, do Prof. Euler Macedo, Diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis – CEAR, do Prof. Lucídio Cabral, Diretor do Centro de Informática – CI, e do Superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley, Marcelo Tissiani.

Pela prefeitura esteve presente a secretária de Ciência e Tecnologia (Secitec), Profa. Margareth Diniz, a secretária-executiva de Saúde, Rossana Sá, e o diretor de Difusão Tecnológica, Edvaldo Vasconcelos.

A Secretária da Secitec, Profa. Margareth Diniz, informou que a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é um celeiro de ponta da ciência e tecnologia. “Eu falei com o reitor, ele tem grande interesse em participar efetivamente dessa parceria, conversei com o professor Lucídio Cabral, que é diretor do Centro de Informática da Universidade, com o professor Euler, que é diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis, que tem excelentes ideias para a gente implantar em João Pessoa, a curto, médio e longo prazo, e estamos confiantes”, afirmou.

Segundo a Secretária, a Secitec oferta atualmente 15 cursos com três mil vagas e possui 2 mil inscritos. Entre os cursos se destacam os de tecnologia, como os de home office, criação de start up e criação de apresentação em Power Point.

“São cursos introdutórios. Nossa proposta é que, na sequência, essas pessoas que fizeram essa inclusão digital possam avançar em outros cursos. Então nós vamos fazer parcerias também com outras entidades, como o Sebrae, Senac, Senai. E essa conversa já está iniciada”, informou a Secretária.

O Prof. Valdiney Gouveia informou que a UFPB se encontra ao dispor para renovar as parcerias com a Prefeitura de João Pessoa e estará sempre presente no apoio à capacitação e realização de cursos profissionalizantes na capital paraibana.

À direita, o Pró-Reitor de Pesquisa (Propesq) da UFPB, Prof. Valdir Braga

Reportagem: Rogério Almeida