Você está aqui: Página Inicial > Contents > Direto da Reitoria > UFPB intermedeia aproximação entre Campina Grande e cidade de Soa

UFPB intermedeia aproximação entre Campina Grande e cidade de Soa

publicado: 22/07/2022 13h56, última modificação: 25/07/2022 16h15
Governo da cidade camaronesa vislumbra acordo de cooperação

Foto: Angélica Gouveia

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia, esteve na tarde desta quinta-feira (21) em reunião com o Prefeito do Município de Campina Grande Bruno Cunha Lima. O objetivo do encontro foi intermediar a realização de reunião entre o gestor do município paraibano e o prefeito da cidade de Soa, localizada em Camarões.

A ação foi realizada a pedido do embaixador de Camarões no Brasil, Martin Mbeng, diante do desejo de tornar Soa e Campina Grande cidades irmãs, em um acordo de cooperação intercidade para transferência de conhecimento e tecnologia.

A UFPB assinou em novembro de 2021 um memorando de entendimento com a Universidade de Yaoundé II, da cidade de Soa, e a assinatura do acordo de cooperação está prevista para ocorrer ainda em 2022.

Para o Reitor da UFPB, é importante que a Universidade possa contribuir com ações de fortalecimento dos laços entre Brasil e Camarões. Ele vislumbra a aproximação de Soa como uma possibilidade para inserção de Campina Grande no cenário internacional, o que significa uma maior inserção da Paraíba

“Camarões tem um potencial imenso de crescer, de evoluir tanto turisticamente como em termos comerciais e essa aproximação pode permitir isso. Eu já estive em Soa e, de fato, eles têm um plano de desenvolvimento para crescer até 2035. É uma ótima oportunidade de aprendizado também de Campina Grande e de Soa, então acho que todos saem ganhando, e o nosso papel como gestor de uma instituição pública no Estado é o de contribuir, também, para o desenvolvimento. Nesse sentido fizemos essa intermediação”, explicou o Reitor.

Para o prefeito de Campina Grande a reunião foi um reforço nas relações, não apenas entre a Prefeitura de Campina Grande e a UFPB, mas também entre Brasil e Camarões, diante do manifestado interesse por parte do prefeito da cidade de SOA em tornar Campina Grande uma cidade irmã. O gestor municipal espera que a aproximação entre os países possa resultar em trocas econômicas e acadêmicas com a finalidade de desenvolver ambas as cidades, de Soa e de Campina Grande.

A reunião entre o prefeito de Campina Grande e o de Soa está prevista para ocorrer no mês de setembro.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins