Você está aqui: Página Inicial > Contents > Direto da Reitoria > UFPB recebe Moção de Aplausos por desempenho na educação pública

UFPB recebe Moção de Aplausos por desempenho na educação pública

publicado: 15/06/2021 15h13, última modificação: 13/12/2022 16h15
O reconhecimento é da Assembleia Legislativa, proposta de iniciativa do Deputado Estadual Raniery Paulino

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu Moção de Aplausos da Assembleia Legislativa, por meio de requerimento feito pelo Deputado Estadual Raniery Paulino (MDB). O reconhecimento é destinado ao Corpo Docente, Discente, Técnicos Administrativos, Pró-Reitores e Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, pelas atividades desenvolvidas e pelo resultado obtido no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

De acordo com a justificativa do Deputado na propositura, a iniciativa de apresentar Moção de Aplausos se deu após ele tomar conhecimento do artigo intitulado “O ENADE e a qualidade do ensino superior na Paraíba”, feito pelo professor Carlos Enrique Ruiz Ferreira, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

O resultado do Exame Nacional revela que as instituições de ensino superior da Paraíba estão realizando um serviço de educação pública extraordinário”, destacou o deputado Raniery Paulino.

Na análise de dados feita pelo Prof. Carlos Enrique, o ENADE referente ao ano de 2018 avaliou 120 cursos de diferentes instituições do território paraibano. Destes, a Paraíba teve 22 cursos com os conceitos 4 ou 5, as maiores notas.

Os cursos que tiveram a nota 5 (máxima) eram todos de universidades públicas: Comunicação Social/Jornalismo, da UFPB e da UEPB, Psicologia, da UFCG e UFPB e Direito, da UFPB.

O estudo também fez o levantamento do ENADE de 2019, que classificou 154 cursos. Deste total, 38 cursos da Paraíba foram avaliados com os escores máximos (4 e 5). Os cursos com a nota cinco foram: Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Medicina, Arquitetura e Urbanismo e Fisioterapia, da UFPB, Enfermagem, da UFCG, Tecnologia em Segurança no Trabalho, do IFPB e Engenharia Civil, da UEPB.

O professor Carlos Ruiz acrescentou que consolidando os dados de 2018 e 2019, referente aos cursos avaliados com as notas mais elevadas, pode-se notar que 94% dos cursos são de instituições públicas.

Conforme os dados do ENADE (2018 e 2019, somados), de 38 cursos da UFPB avaliados em 2018 e 2019, 26 adquiriram o conceito 4 ou 5 no ranking. O resultado leva a instituição ao primeiro lugar, com uma percentagem de 68,4% de cursos avaliados com notas em extratos superiores.

Reportagem: Ascom/UFPB
Foto: Angélica Gouveia