Você está aqui: Página Inicial > Contents > Direto da Reitoria > UFPB recebe prefeito de Cabaceiras para discutir parcerias
conteúdo

Notícias

UFPB recebe prefeito de Cabaceiras para discutir parcerias

publicado: 26/10/2021 18h15, última modificação: 26/10/2021 18h15
Áreas como turismo, gastronomia, capacitação e energias renováveis podem integrar convênio

O Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Prof. Valdiney Gouveia, e a Vice-Reitora, Profa. Liana Filgueira, receberam, nesta terça-feira (26), o Prefeito do município de Cabaceiras, Tiago Castro, o secretário de Educação do município, Luciano Guimarães, e a coordenadora do polo de educação a distância em Cabaceiras ligado à UFPB, Sílvia Sampaio. Com grande potencial turístico, o objetivo da visita do Prefeito e equipe foi discutir parcerias entre a Universidade e o Município, envolvendo gastronomia, capacitação e energias renováveis. 

A Vice-Reitora Liana Filgueira destacou as potencialidades de Cabaceiras em vários setores e a necessidade apresentada pela gestão municipal de capacitação dos habitantes, com o intuito de geração de renda, de forma a evitar o êxodo das pessoas para outras cidades. Além disso, o Prefeito apresentou demanda no sentido de a UFPB ajudar a estudar a viabilidade de implantação de usinas fotovoltaicas para geração de energia, sobretudo em áreas de terras improdutivas para plantio e pecuária devido à desertificação. 

“Está sendo formalizado um acordo de cooperação no modelo guarda-chuva para que eles possam fazer parceria conosco em várias áreas e o nosso objetivo, como UFPB, é tanto capacitar nossos alunos na prática, como também realizar projetos de extensão e auxiliar no desenvolvimento de Cabaceiras e da Paraíba”, explicou a Vice-Reitora. 

“Nós viemos, nesse primeiro contato, em busca de algumas parcerias para alguns setores específico no nosso município, como turismo, cursos de capacitação, formação e também energias renováveis. Gostaríamos de fazer parceria nesses pontos e em diversos outros para que possamos desenvolver o município de Cabaceiras”, afirmou o Prefeito do município conhecido como a “Roliude Nordestina” e famoso pela Festa do Bode Rei. 

Para a Profa. Denise Gadelha, do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFPB, o maior benefício da parceria para a Universidade é o estabelecimento de um vasto campo de estudos para os alunos realizarem pesquisa em campo, realizarem a prática das atividades acadêmicas. “Eu vejo isso como uma complementação muito importante, tanto para a UFPB como para o município, considerando que a Universidade tem uma gama de conhecimentos para ajudar Cabaceiras a crescer ainda mais”, disse a docente. 

Participaram da reunião, também, o Prof. Euler Macêdo, diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) da UFPB, o Pró-reitor de Planejamento, Paulo de Tarso, e a Pró-reitora de Extensão, Profa. Berla Moraes.

***

Reportagem: Aline Lins
Foto: Aline Lins