Você está aqui: Página Inicial > Contents > Direto da Reitoria > UFPB recebe visita do adido de Cooperação do Consulado da França em Recife

UFPB recebe visita do adido de Cooperação do Consulado da França em Recife

publicado: 18/08/2023 13h03, última modificação: 18/08/2023 13h03
Gestores e docentes discutem cooperação científica e universitária quanto à mobilidade, pesquisa e acordos de cooperação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu, nesta sexta-feira (18), a visita do adido de Cooperação do Consulado da França em Recife, Sébastien Dahyot, para debater sobre cooperação científica e universitária quanto à mobilidade, pesquisa e acordos de cooperação. Ele foi recebido pela Vice-reitora Liana Filgueira e pelo diretor-presidente da Agência de Cooperação Internacional (ACI) da UFPB, professor Sandro Marden, além de gestores e docentes de várias áreas do conhecimento da universidade.

Sébastien Dahyot ressaltou a capacidade da Agência de Cooperação Internacional (ACI) de reunir uma grande diversidade de perfis de professores e pesquisadores que já têm cooperações com a França, de forma a otimizar o diálogo sobre cooperações de forma mais concreta. Mencionou, ainda, a necessidade de, nesse pós-pandemia, reestruturar-se a cooperação e fazer uma radiografia desses projetos existentes.

“Nós estamos percebendo que, no caso da UFPB, acontecem muitos projetos de cooperação com a França, mas nós não temos esse conhecimento. Cada professor, cada pesquisador desenvolve uma grande quantidade de ações e, hoje, falamos da importância de conseguir fazer uma fotografia do trabalho de cooperação, para desenvolver um plano estratégico de futuras ações”, disse.

Segundo a vice-reitora, professora Liana Filgueira, entre os compromissos da instituição, por meio da ACI, estão estimular e disseminar o conhecimento acadêmico e científico,  promover ainda mais a internacionalização da UFPB, incentivar o intercâmbio com outros países e as atividades de cooperação entre instituições. Ela destacou a importância e agradeceu a visita do adido de Cooperação do Consulado da França em Recife à UFPB.

Já o professor Sandro Marden comentou que “a parceria que o Consulado francês coloca é natural, considerando o histórico da UFPB com a França e com toda a comunidade francófona, demonstrado pelos projetos existentes”.

Também participaram da reunião o professor Valdir Braga, pró-reitor de Pesquisa da UFPB, professor Paulo de Tarso, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, bem como docentes de diversas áreas do conhecimento, entre eles Antonio Augusto Lisboa de Souza (Engenharia Elétrica), Bruno Alessandro Silva Guedes de Lima (Engenharia Mecânica), Kátia Fraga (professora aposentada do DLEM), Lucilene Klenia Bandeira (Ciência da Informação), Marcele Trigueiro de Araújo Morais (Arquitetura), Waslon Terllizzie Araujo Lopes (Engenharia Elétrica) e Lucilene Bandeira (Administração).

Texto: Aline Lins
Fotos: Aline Lins