Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > Projeto de extensão da UFPB realiza atividades de promoção ambiental no aniversário do Parque Cuiá

publicado: 23/05/2022 11h33, última modificação: 23/05/2022 15h17
O evento contará com atividades como trilhas, exposições, plantio e distribuição de mudas, oficinas para crianças, vacinação, dentre outros

Foto: Portal Valentina

O Parque Natural Municipal do Cuiá, localizado no bairro do Valentina, em João Pessoa, é um dos remanescentes de Mata Atlântica na Paraíba, e completou 10 anos desde sua criação pelo Decreto Municipal 7.517/2012. Em comemoração ao aniversário do Parque, um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) tomou a iniciativa de atuar junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) para a realização de um evento de vivência e conscientização sobre a importância do Parque e a conservação do meio ambiente.

O evento, que será aberto ao público, ocorrerá no dia 28 de maio, das 9h às 11h, e contará com diversas atividades e ações como trilhas, mutirão de limpeza, exposições, plantio e distribuição de mudas, oficinas para crianças, vacinação de crianças e adultos, dentre outros. Além da UFPB, participam do evento a Semam e diversos outros órgãos públicos municipais e estaduais.

De acordo com Henrique Gutierres, Geógrafo da UFPB e Coordenador do projeto de extensão “Os serviços ecossistêmicos e os conflitos socioambientais no Parque Natural Municipal do Cuiá: a Educação Ambiental como ferramenta de promoção da sustentabilidade ambiental” (Probex Cuiá), haverá diversas tendas de prestação de serviços, incluindo uma tenda da UFPB, na qual serão expostos banners com as ações executadas pelo projeto e distribuídos folders sobre o parque e as ações do projeto, elaborados especialmente para o evento.

Haverá a exposição e demonstração dos equipamentos do Laboratório de Planejamento e Gestão Ambiental (Laplag), vinculado ao Departamento de Geociências da UFPB, que foram utilizados nas atividades realizadas no Parque Cuiá, como Drone, GPS, sensores de temperatura e umidade, bússola e mapas. Também serão expostos minerais e rochas e haverá o sorteio de livros de autoria dos membros do Laplag.

Por fim, a equipe do Probex Cuiá conduzirá os participantes por trilhas pelo parque e, divididos em grupos, os visitantes realizarão o passeio e receberão explicações sobre os pontos de interesse do parque como, por exemplo, os corpos hídricos localizados dentro do parque. Ao final do passeio, será aplicado um questionário com os participantes do evento para tratar da percepção sobre a situação do parque e sobre o evento.

Para participar das ações e receber certificado a ser emitido pela Semam, os interessados podem realizar a inscrição pela internet, por meio de formulário eletrônico. A organização recomenda o uso de vestimenta que ofereça melhor proteção contra os raios solares, como calça, calçado fechado, boné e camisa com manga.

Henrique Gutierres acredita que é importante que as pessoas conheçam essa unidade de conservação municipal para que a comunidade possa buscar os meios que assegurem a efetivação de todos os objetivos do parque, conforme estão presentes no decreto de criação.

“O parque tem toda uma importância para a população, só que, devido à falta da implementação de infraestrutura, ainda não consegue cumprir, plenamente, os objetivos propostos para o parque, que seriam: realização de pesquisas científicas; desenvolvimento de atividades de educação ambiental, recreação, lazer e turismo ecológico”, explicou Guitierres.

Segundo o Geógrafo, além de ser mais uma área verde na cidade, o Parque Cuiá presta diversos serviços ecossistêmicos que são benéficos para as pessoas e para a natureza local. “O parque é responsável por preservar fragmentos de Mata Atlântica, propiciar um melhor uso e ocupação na bacia hidrográfica do Rio Cuiá, presença de nascentes e de cursos d’água que alimentam o rio Cuiá, recarga hídrica subterrânea, presença de diversos animais (especialmente da avifauna), contenção dos processos erosivos, dentre outros”, disse o Coordenador.

O Probex Cuiá desenvolve, desde 2021, atividades relacionadas à Educação Ambiental e de Interpretação Ambiental com alunos e professores da Escola Municipal Radegundis Feitosa e os moradores do entorno do Parque Natural Municipal do Cuiá, por meio de oficinas e passeios para facilitar o conhecimento e compreensão da natureza e incentivar a sustentabilidade.  Os membros do projeto atuam para que o Parque Cuiá possa ser estruturado para se tornar uma opção de lazer, turismo ecológico e pesquisa científica para a população de João Pessoa.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins