Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > UFPB e Funjope realizam exposição Memorabília, no Hotel Globo, a partir desta sexta-feira (07)

publicado: 07/10/2022 12h32, última modificação: 07/10/2022 12h32
Exposição reúne colagens, desenhos, pinturas, fotografias, performance, instalação e vídeos

Foto: Angélica Gouveia

A palavra Memorabília significa um conjunto de objetos colecionáveis relacionados com as memórias e lembranças significativas, que merecem ser conservadas. Esse é também o nome da exposição que será aberta à visitação nesta sexta-feira (7), às 16h, no hotel Globo, e foi organizada pelo grupo de pesquisa “Arte Museus e inclusão”, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Com a curadoria do Prof. Robson Xavier, do Departamento de Artes Visuais e coordenador da Galeria Lavandeira da UFPB, a exposição reúne obras de 31 artistas, dentre alunos da graduação e pós-graduação em artes visuais da UFPB, além de convidados.

O foco da exposição é a memória, que individual ou coletiva habita sonhos e ajuda a construir e modificar realidades. A memória pode se transformar de imagem mental em imagem simbólica, por meio do uso de dispositivos de memória, como, por exemplo, a imagem.

A exposição realizada em parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) reúne colagens, desenhos, pinturas, fotografias, performance, instalação e vídeos. O acervo estará dividido em 03 núcleos, que ocuparão 04 salas do Hotel Globo, sendo uma das maiores exposições já realizadas no equipamento cultural.

De acordo com Robson Xavier, a exposição cria uma cartografia de dispositivos de memória. O Núcleo Flash será composto de fotografias e colagens digitais, produzidas durante o isolamento social da Pandemia do Covid-19.

Já o núcleo impressões que apresenta ilustrações, pinturas, cerâmica e instalações, “são objetos que dialogam entre si em contraste com a paisagem recortada pelas aberturas das portas coloniais do Hotel Globo, onde podemos experienciar frames do Rio Sanhauá, em seu eternizado movimento”, disse Xavier.

E por fim o Núcleo Identidades traz duas instalações, a “Memória Processo”, que apresenta vídeos e imagens com registro de histórias e memórias de alguns dos participantes da exposição; e a instalação “Experimento Levante”, com objetos relacionados à memória.

A exposição Memorabília segue até o dia 7 de novembro, no Hotel Globo, na Praça de São Frei Pedro Gonçalves, no Centro Histórico de João Pessoa.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins