Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > UFPB promove Congresso Nacional de Estudos Iserianos

UFPB promove Congresso Nacional de Estudos Iserianos

publicado: 20/06/2022 19h47, última modificação: 21/06/2022 15h34
O congresso, gratuito, será realizado no formato online entre os dias 18 e 20 de outubro

Foto: Angélica Gouveia

Entre os dias 20 de junho e 22 de julho, está aberto o período de submissão de resumos para propostas de comunicações orais do 1 º Congresso Nacional de Estudos Iserianos, promovido pelo Grupo de Estudos em Antropologia Literária (GEAL), do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Com o tema Teoria do Efeito Estético e Antropologia Literária: novos loopings críticos, o congresso será realizado entre os dias 18 e 20 de outubro, de forma online, e será gratuito em todas as modalidades de participação. O evento é coordenado pelas professoras Fabiana Ferreira da Costa e Larissa Brito dos Santos (PPGL).

O objetiva da ação é reunir doutores, doutorandos, mestres, mestrandos, graduados e graduandos, que realizam ou realizaram pesquisas com a fundamentação teórica da Teoria do Efeito Estético e da Antropologia Literária, criadas pelo alemão Wolfgang Iser, para divulgar seus trabalhos e debater sobre os desdobramentos dessas teorias nos últimos anos.

De acordo com a professora Fabiana Ferreira da Costa, de forma sintética a Teoria do Efeito Estético estuda o que acontece na mente de uma pessoa quando ela lê um texto de ficção, ao passo que a Antropologia Literária estuda porque ficcionalizar é uma necessidade humana.

Ainda segundo a docente, a motivação do evento é divulgar os estudos atuais da UFPB sobre o tema. "A importância está no fato de que, no Brasil, as teorias iserianas ainda não foram suficientemente estudadas. Outro fato relevante são os avanços metodológicos que o grupo tem conseguido, são avanços inéditos. Desenvolvemos o Mapeamento de Experiência Estética (MAPEE) em leitura de ficção, algo que até então se considerava impossível de ser feito, e criamos o RDM (Roteiro Didático Metaprocedimental), que ensina professores da rede pública a mediarem a experiência estética de seus alunos. Essa é a síntese de nossa motivação e importância do evento".

Comunicações orais

As comunicações orais terão 05 eixos temáticos: Teoria do Efeito Estético, Antropologia Literária e Estudos Literários; Teoria do Efeito Estético, Antropologia Literária e outras Artes; Teoria do Efeito Estético, Antropologia Literária, Leitura e Ensino; Mapeamentos e/ou análises da experiência estética à luz das teorias iserianas; Confluências teóricas com estudos iserianos.

Para apresentar comunicação oral no CNEI, é necessário enviar um resumo para submissaocnei@gmail.com, seguindo modelo de resumo disponível no site do evento. A proposta de Comunicação Oral pode ser individual ou em coautoria com, no máximo, um autor, um coautor e um orientador.  A comissão científica do CNEI enviará a resposta por e-mail até 22 de agosto e os proponentes que tiverem resumos aprovados poderão submeter artigo completo para publicação nos anais do evento até 21 de outubro.

O evento promoverá conferências, mesas-redondas, comunicações orais e minicursos. Contará com os professores Carmen Sevilla Gonçalves dos Santos (UFPB), Luiz Costa Lima (PUC-Rio), João Cezar de Castro Rocha (UERJ) e Johannes Kretschmer (UFF) como conferencistas. Haverá ainda uma homenagem à Profa. Sônia Lúcia Ramalho de Farias (UFPE). A programação já está disponível no site do congresso. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail: contatocnei@gmail.com

Sobre o GEAL

O Grupo de Estudos em Antropologia Literária (GEAL) é formado por professores da UFPB e do Instituto Federal de São Paulo, além de estudantes do doutorado, mestrado e graduação da UFPB interessados nas teorias do Efeito Estético e seu prolongamento, a Antropologia Literária, cunhadas por Wolfgang Iser. O objetivo do grupo é construir uma aproximação metateórica e metaprocedimental para explicitação do processo de leitura de ficção. Para tanto, produz pesquisas de âmbito interdisciplinar e repercussão na prática educativa, sobretudo no ensino de leitura literária.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins