Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > UFPB realiza I Simpósio Paraibano de Ciências Forenses e Toxicológicas
conteúdo

Notícias

UFPB realiza I Simpósio Paraibano de Ciências Forenses e Toxicológicas

publicado: 11/10/2022 16h40, última modificação: 11/10/2022 16h40
Evento acontecerá sexta-feira (14), das 08h30 às 17h30

Foto: Macrovector/Freepik

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove, nesta sexta-feira (14), das 08h30 às 17h30, o I Simpósio Paraibano de Ciências Forenses e Toxicológicas. O evento será realizado de forma presencial, no auditório da Reitoria.

De acordo com a coordenadora Programa de Educação Tutorial (PET) Farmácia, Profa. Leônia Maria Batista, do Departamento de Ciências Farmacêuticas, do Centro de Ciências da Saúde, trata-se de um evento de caráter acadêmico, com participação gratuita, organizado pelo PET-Farmácia da UFPB, em parceria com o Centro de Assistência Toxicológica da Paraíba (CEATOX/UFPB), Conselho Federal de Farmácia (CFF) e Instituto de Polícia Científica (IPC).

As palestras do evento serão ministradas por profissionais especialistas nas diferentes áreas das Ciências Forenses e Toxicológicas.  O objetivo da ação é oportunizar aos participantes o conhecimento sobre essas áreas, bem como mostrar os diversos campos de atuação dos profissionais de saúde.

O período de inscrição segue até esta quinta-feira, dia 13 de outubro, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SigEventos). Para este evento, foram disponibilizadas 250 vagas com emissão de certificados disponibilizados pelo SigEventos para os candidatos que se inscreverem previamente.

A iniciativa tem como objetivos: conhecer o papel da perícia forense no enfrentamento de crimes; entender a importância dos vestígios encontrados em cenas de crimes e como isso auxilia na elucidação dos casos; compreender como a análise de perfil genético colabora para a identificação de criminosos; conhecer a importância da toxicologia forense no século XXI; e discutir sobre o desafio no rastreamento das novas substâncias psicoativas.

Além da Profa. Leônia, também fazem parte da organização os professores Sócrates Golzio dos Santos, do Departamento de Ciências Farmacêuticas (CCS), e Cibério Landim Macêdo, do Instituto de Polícia Científica (IPC) da Paraíba.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail:

petfarmaufpb@gmail.com ou no Instagram do PET-Farmácia: @petfarmaciaufpb

Programação do evento

Horário: 8h30 - Abertura

Horário: 9h00 às 10h00 - Palestra: “Perícia Oficial: a ciência contra o crime” - Palestrante: Gabriela Henrique de Nobrega (Perita Oficial Criminal)

Horário: 10h30 às 11h30 - Palestra: “A importância dos vestígios na elucidação de crimes contra a vida” - Palestrante: Amanda de Melo Bezerra (Perita Oficial Criminal)

Horário: 14h00 às 15h00 - Palestra: “A importância da toxicologia forense no século XXI” - Palestrante: Marcelo Barbosa Pessoa (Perito Oficial Químico Legal)

Horário: 15h00 às 16h00 - Palestra: “O perfil genético na identificação de criminosos” - Palestrante: Sérgio Marques de Lucena (Perito Oficial Químico Legal)

Horário: 16h00 às 16h30 – Coffe-break Horário: 16h30 às 17h30 - Palestra: ”Novas substâncias psicoativas: um desafio para perícia” - Palestrante: Cibério Landim Macêdo (Perito Oficial Químico Legal)

Horário: 17h30 - Encerramento

* * *
Reportagem: Aline Lins
Foto: Macrovector/Freepik