Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > VIII Seminário Internacional de Práticas Educativas da UFPB ocorre entre os dias 10 e 12 de outubro, no CCAE

publicado: 13/09/2023 15h32, última modificação: 13/09/2023 15h32
Evento é coordenado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Etnias e Economia Solidária (GEPeeeS)

Foto: Aline Lins

O VIII Seminário Internacional de Práticas Educativas acontece entre os dias 10 e 12 de outubro, no Campus IV da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na unidade de Mamanguape.

A edição 2023 do Secampo será sediada no Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), sob a coordenação do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Etnias e Economia Solidária (GEPeeeS), que celebra 13 anos de trajetória acadêmica.

Sob o tema "Paulo Freire: Educação, Democracia e Esperançar - Resistindo, Reagindo e Recriando a educação na história", o VIII Secampo busca promover reflexões sobre o legado de um dos mais importantes educadores brasileiros e discutir a importância da educação na construção de uma sociedade democrática e esperançosa.

Sobre a motivação para realizar a premiação, o coordenador do evento, professor Paulo Palhano, explica que partiu da Teoria Dialógica e Teoria Crítica de Paulo Freire, que guiam as ações educativas libertadoras do GEPeeeS.

Essa prática pedagógica libertadora exige uma simbiose entre teoria e prática. A educação precisa ser praticada com ludicidade, sendo amorosa, e daí as redes educativas têm utilizado dessas ferramentas para aproximar o educando dos conceitos e produzir sínteses, questionamentos, etc. Assim, os participantes do VIII Secampo vão ter essa opção de vídeos, fotografias e projetos educativos”, detalhou o professor Palhano.

No evento os participantes terão a oportunidade de apresentar seus estudos e visões de mundo nas áreas da educação, tecnologias digitais, direitos humanos, conjuntura política, políticas públicas, fome, desemprego, ecologia e trabalho, com foco no território do Brasil, América Latina, América Central e outros países. Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos Anais do evento, com registro ISBN.

A programação do VIII Secampo contempla duas conferências, 15 grupos de trabalho, cinco cursos de formação para a área da educação, além das premiações. O seminário também deve contar com a realização de 10 atos culturais e uma feira literária com lançamentos de livros e conversas com autores, proporcionando um ambiente de troca e compartilhamento de conhecimentos.

Estamos na expectativa de termos um extraordinário evento, pelo fato do seminário ser internacional, ter garantido aos participantes o certificado de participação e certificado de apresentação de artigo e prêmio”, disse o docente, que afirma ser um diferencial do evento o fato de todos os artigos serem publicados nos Anais contendo ISSN e ISBN.

O evento terá início no dia 10 de outubro, às 19h, com mesa de abertura e atividades culturais com Ritual Toré Potiguara e apresentação musical. Na mesma noite uma mesa redonda tratará dos 13 anos de história do GEPeeeS na UFPB.

Além das atividades acadêmicas, a programação do VIII Secampo também conta com duas ações de lazer e integração com a natureza, sendo uma caminhada ecológica na Cachoeira do Correntino e uma caminhada ecológica na Escola Indígena Cacique Domingos, localizada na Aldeia Jaraguá, com destino ao Barreiro do Padre, na cidade de Rio Tinto.

O VIII Secampo será realizado de forma híbrida e é destinado a estudantes, professores, pesquisadores, gestores escolares da rede pública e particular, entre outros participantes. A programação detalhada está disponível no site do evento.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins