Você está aqui: Página Inicial > Contents > Fique Sabendo > 25ª edição Prêmio Educador Nota 10 recebe inscrições até 13 de agosto

25ª edição Prêmio Educador Nota 10 recebe inscrições até 13 de agosto

publicado: 07/08/2023 17h13, última modificação: 07/08/2023 17h13
O prêmio busca valorizar projetos de professores e gestores com foco nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Foto: Divulgação

A 25ª edição do Prêmio Educador Nota 10 está com inscrições abertas para projetos de educadores e gestores de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. A premiação é uma correalização do Instituto Somos, da Fundação Victor Civita e conta com apoio do Instituto Rodrigo Mendes, Grupo Abril, Nova Escola e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que reconhece boas práticas de aprendizagem da educação infantil ao ensino médio.

Para participar, basta conferir o regulamento no site do prêmio e realizar a inscrição gratuitamente, até 13 de agosto.

Em 2023, a iniciativa está alinhada à Agenda Global 2030 das Nações Unidas, que engloba 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para combater a pobreza, assegurar direitos, promover e combater mudanças climáticas. Para isso, as temáticas deste ano serão: Direitos Humanos, Inovação e Tecnologia e Sustentabilidade. Desta forma, cada iniciativa inscrita no Prêmio deverá integrar um dos três eixos.

Serão premiados três projetos por categoria, sendo os terceiros colocados, contemplados com vale-presente no valor de R$ 10 mil, uma bolsa integral de pós-graduação da instituição de ensino Anhanguera e 12 meses de acesso à plataforma PROFs, sistema de formação de educadores da Somos Educação.

Os segundos colocados serão agraciados com um vale de R$ 15 mil e terão acesso aos outros benefícios dos terceiros colocados. Já os vencedores de cada categoria receberão R$ 25 mil, além dos demais benefícios, e concorrerão à categoria Educador do Ano. O vencedor do melhor projeto ganhará R$ 25 mil adicionais para o investimento em serviços, produtos e infraestrutura, na escola onde o projeto foi realizado.

Etapas da premiação

A seleção é realizada em três etapas: Triagem Administrativa, Seleção do Comitê Técnico e Parecer do Comitê Avaliativo.

Na primeira fase são avaliados os documentos e o formato dos projetos. No estágio seguinte, o Comitê Técnico avalia os programas de acordo com critérios objetivos como relevância do tema, aprendizagem dos alunos, possibilidade de replicação e continuidade do projeto.

Em seguida, o Comitê Avaliativo seleciona três finalistas por eixo temático entre os selecionados, totalizando nove ganhadores nas três categorias (Direitos Humanos, Inovação e Tecnologia e Sustentabilidade).

Por fim, os projetos indicados ao primeiro lugar competem entre si para saber quem é o Educador do Ano.

Fonte: Prêmio Educador Nota 10
Edição: Aline Lins