Você está aqui: Página Inicial > Contents > Fique Sabendo > Câmara Brasileira do Livro lança a 1ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico

Câmara Brasileira do Livro lança a 1ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico

publicado: 30/01/2024 16h14, última modificação: 30/01/2024 16h15
Voltada para obras científicas, técnicas e profissionais, premiação contemplará 29 categorias em diversas áreas do conhecimento; inscrições estão abertas até 19 de março

Arte: Divulgação/Prêmio Jabuti Acadêmico

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) acaba de anunciar nesta terça-feira (dia 30/1) a primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico. A nova premiação é dedicada às áreas científicas, técnicas e profissionais, e visa valorizar, reconhecer a excelência e divulgar os autores e editores que se dedicam a esses segmentos no Brasil. As obras devem ter sido publicadas em primeira edição entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2023.

A premiação será dividida em dois eixos: Ciência e Cultura, e Prêmios Especiais, que contarão ao todo com 29 categorias. Os autores premiados em cada uma das categorias receberão a estatueta em cerimônia especial, além de receberem o prêmio de R$ 5 mil. As editoras das obras premiadas receberão uma estatueta do Jabuti. As inscrições já podem ser realizadas por meio do site do Prêmio Jabuti (www.premiojabuti.com.br/academico) até as 18h do dia 19 de março.

Categorias

O eixo Ciência e Cultura abrange 27 categorias, são elas: Ciência de Alimentos e Nutrição; Ciências Agrárias e Ambientais; Medicina Veterinária, Zootecnia e Recursos Pesqueiros; Ciências Biológicas, Biodiversidade e Biotecnologia; Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional; Enfermagem, Farmácia, Saúde Coletiva e Serviço Social; Medicina; Odontologia; História e Arqueologia; Antropologia, Sociologia, Demografia, Ciência Política e Relações Internacionais; Educação e Ensino; e Filosofia.

Completam este eixo as categorias de Ciências Religiosas e Teologia; Geografia e Geociências; Psicologia e Psicanálise; Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo; Arquitetura, Urbanismo, Design e Planejamento Urbano e Regional; Comunicação e Informação; Direito; Economia; Artes; Letras, Linguística e Estudos Literários; Astronomia e Física; Ciência da Computação; Matemática, Probabilidade e Estatística; Química e Materiais, e Engenharias.

No eixo Prêmios Especiais, serão avaliadas obras em mais duas categorias: Divulgação Científica e Ilustração. Assim como no Prêmio Jabuti Literário, o Prêmio Jabuti Acadêmico terá um momento reservado a homenagens. Serão reconhecidos a Personalidade Acadêmica e Livro Acadêmico Clássico. No primeiro caso, a escolha será feita pela Câmara Brasileiro do Livro (CBL) e pela curadoria. No segundo caso, do Livro Acadêmico Clássico, uma consulta pública para indicação das obras e será aberta a partir de 30 de janeiro, por um prazo de 30 dias. O nome final será escolhido pela Diretoria da CBL e curadoria. O Livro Acadêmico Clássico contempla obras atemporais, que se mantenham relevantes e que tenham lugar cativo na memória de estudantes de diferentes segmentos.

Inscrições

As inscrições estão abertas até as 18h do dia 19 de março de 2024 no site www.premiojabuti.com.br/academico. Podem ser feitas pela editora, pelo autor, agente literário ou procurador devidamente constituído. A premiação prevê a participação de autores brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros com residência permanente no Brasil.

As inscrições realizadas de forma antecipada, até 28 de fevereiro, terão preço especial. Acesse o site da premiação (www.premiojabuti.com.br/academico) e confira as informações detalhadas sobre cada perfil para inscrição e respectivas taxas.

As obras impressas fora do país, que atendam aos critérios de elegibilidade, também poderão participar da premiação.

Etapas e cerimônia final

As informações sobre os semifinalistas e finalistas, além da data e o local de realização da cerimônia de entrega da premiação serão divulgadas durante o ano. As definições serão noticiadas no site, nas redes sociais do Prêmio Jabuti Acadêmico e da CBL, e também por comunicados à imprensa.

Para mais informações sobre as inscrições, categorias e critérios do prêmio, visite o site oficial em www.premiojabuti.com.br/academico.

A nova premiação conta também com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Com informações da Câmara Brasileira do Livro (CBL)
Arte: Divulgação/Prêmio Jabuti Acadêmico
Ascom/UFPB