Você está aqui: Página Inicial > Contents > Fique Sabendo > Capes abre inscrições para doutorado na Alemanha com 45 vagas
conteúdo

Notícias

Capes abre inscrições para doutorado na Alemanha com 45 vagas

publicado: 20/09/2022 11h27, última modificação: 20/09/2022 11h27
Candidaturas podem ser apresentadas até 30 de setembro

Foto: Getty Images

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) abrem o processo seletivo para concessão de 45 bolsas de doutorado na Alemanha. O Edital 41/2022, com todas as informações sobre critérios de inscrição e cronograma, constam do Diário Oficial de 30/08.

As candidaturas podem ser apresentadas até 30 de setembro, com o preenchimento de formulário de inscrição online na página do Programa, no site da Capes. A divulgação do resultado ocorrerá até março e o início das atividades dos bolsistas, a partir de outubro de 2023.

Para participar do processo seletivo, o candidato precisa ser brasileiro nato ou naturalizado, ou estrangeiro com autorização de residência no País. Não pode ter o título de doutor nem receber ou ter recebido, de agência pública federal, bolsa para a mesma modalidade, tampouco acumular bolsa ou benefício financeiro durante o período de vigência das atividades. Também é necessário possuir confirmação formal de orientação de instituição alemã.

O valor mensal da bolsa é de €1.300,00, além de outros benefícios como auxílio-deslocamento e seguro-saúde. Do total de bolsas, 10 serão concedidas pela Capes e 35 pelo DAAD.

Sobre o Capes/DAAD

O Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na República Federal da Alemanha é fruto de parceria entre a Capes e o DAAD. Nele as Agências apoiam a formação de professores e pesquisadores de alto nível estimulando a cooperação acadêmica e o intercâmbio científico entre o Brasil e a Alemanha, contribuindo para a mobilidade entre universidades alemãs e brasileiras.

Clique e assista a um vídeo sobre o programa.

* * *
Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
Foto: Getty Images