Você está aqui: Página Inicial > Contents > Fique Sabendo > Ebserh publica editais do Enare 2023 com mais de cinco mil vagas em residência médica, uni e multiprofissional

publicado: 08/08/2023 18h45, última modificação: 08/08/2023 18h45
O Enare tem como objetivo otimizar a forma de selecionar os residentes, oferecendo benefícios para as instituições e para os próprios candidatos. Provas serão aplicadas em 29 de outubro em todas as capitais e cidades polos

Foto: Divulgação

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) publicou, nessa segunda-feira (7), os editais para candidatos ao Exame Nacional de Residência (Enare), edição 2023/2024. Neste ano, os profissionais de medicina e de outras áreas da saúde têm à disposição 5.074 vagas, distribuídas em 3.143 na área médica e 1.931 nas modalidades uni e multiprofissional, ofertadas em diversos programas de 114 instituições em todo o país. A banca organizadora do certame será o Instituto AOCP. O valor das inscrições é de R$ 310,00 para a área médica e R$ 195,00, para uni e multiprofissional.

O período para inscrição será de 23 de agosto a 14 de setembro. A aplicação das provas ocorrerá em todas as capitais e cidades polos em 29 de outubro. Mais informações sobre a quarta Edição do Enare estão disponíveis nos editais:

- Residência médica: https://institutoaocp.org.br/concursos/arquivos/ed_abert_medica_enare23.pdf

- Residências uni e multiprofissional: https://institutoaocp.org.br/concursos/arquivos/ed_abert_multi_uni_enare23.pdf

Principal exame de residência do país, o Enare apresenta, para os candidatos, vantagens como custo menor e único, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais e algumas cidades-polo, possibilidades de escolha de cidade para cursar a residência, dentre outras. O sistema de classificação é muito próximo ao Enem/Sisu.

Para residência médica, o candidato escolhe a especialidade na inscrição. Após a realização da prova, opta pelo local onde pretende realizá-la, conforme pontuação alcançada. Já na modalidade multiprofissional e uniprofissional, o candidato escolhe a profissão na inscrição. Após a realização da prova, seleciona o local onde pretende realizá-la conforme pontuação alcançada.

A primeira janela de escolha fica disponível por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores pontuações se sobrepõem às menores, determinando, ao fechar a janela de escolha, quem ocupará as vagas. Em outro momento, haverá uma nova oportunidade para o preenchimento de vagas ociosas.

Histórico

A primeira edição do exame, realizada em 2020, contou com mais de 4,1 mil inscritos disputando 403 vagas em oito hospitais da Rede Ebserh/MEC e um hospital militar. A segunda edição, realizada em 2021, contou com mais de 31 mil inscritos para 3,2 mil vagas em 77 instituições em todo o país. A terceira edição teve 92 instituições participantes e mais de 53 mil candidatos disputando 4 mil vagas.

Os interessados podem acompanhar todo o processo pelo site https://enare.ebserh.gov.br/.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Fonte: Ebserh
Foto: Divulgação