Você está aqui: Página Inicial > Contents > Fique Sabendo > Publicado edital da CAPES para projetos conjuntos com a França

Publicado edital da CAPES para projetos conjuntos com a França

publicado: 18/07/2022 11h57, última modificação: 18/07/2022 11h57
Serão financiados até 35 projetos

Foto: Pinterest/Divulgação

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) está com inscrições abertas para o Programa CAPES/Cofecub, regido pelo Edital nº 32/2022. A iniciativa apoia projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e franceses e fomenta o intercâmbio entre as instituições ou centros de pesquisa ofertando bolsas de doutorado-sanduíche, pós-doutorado, professor-visitante júnior e professor-visitante sênior.

As propostas devem ser submetidas até às 17h de 26 de julho pelo Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes). As instituições brasileiras ou estrangeiras podem solicitar cadastramento no Sistema de inscrições da CAPES (SICAPES) até 19 de julho.

As propostas deverão contar com a participação de pelo menos uma instituição de ambos os países. Para projetos no Brasil, serão permitidas até três instituições associadas, além da principal. Os projetos aprovados poderão ser apoiados para financiamento de custeio, missões de trabalho e bolsas. O repasse anual da CAPES, por projeto, será de até R$ 1.643.765,60.

O resultado tem divulgação prevista para 31 de dezembro deste ano e o início das atividades ocorrerá em fevereiro de 2023. Já as bolsas devem ser concedidas a partir de março. Serão financiados até 35 projetos, com um valor global de até R$ 57,5 milhões.

O Programa CAPES/Cofecub incentiva o intercâmbio entre instituições de ensino superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento públicos do Brasil e da França. Trata-se do acordo mais antigo da Fundação ainda vigente: a parceria data de 1978.

No âmbito da UFPB, a Agência de Cooperação Internacional (ACI/UFPB) poderá ser consultada para orientar docentes que tenham interesse em submeter propostas para o Programa CAPES/Cofecub sobre ações acadêmicas necessárias, tais como o estabelecimento de acordos com instituições francesas que, eventualmente, não integrem o rol de parceiros internacionais da Universidade e a formação de redes de pesquisa.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins