Você está aqui: Página Inicial > Contents > Fique Sabendo > UFPB apoia curso teórico e prático sobre o rugby em cadeira de rodas

UFPB apoia curso teórico e prático sobre o rugby em cadeira de rodas

publicado: 05/07/2022 13h04, última modificação: 05/07/2022 13h04
As inscrições são gratuitas, por meio do envio e do preenchimento de formulário

Foto: Thelma Vidales

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) apoia a realização de curso teórico e prático sobre rugby em cadeira de rodas. A oficina, intitulada de “Clínica e Rugby em Cadeira de Rodas”, abordará detalhes sobre o esporte, regras, classificação funcional e jogo.

As inscrições são gratuitas, por meio do preenchimento e do envio de formulário na plataforma Google Forms.  Até agora, há 37 inscritos, 13 com deficiência e 24 estudantes e profissionais interessados.

O evento ocorrerá no dia 13 de julho, das 14 às 16h, e em 14 de julho, das 9 às 11h e das 14 às 16h, no ginásio do Instituto dos Cegos, no bairro dos Estados, em João Pessoa.

No primeiro momento, haverá aula expositiva sobre a modalidade esportiva. Depois, prática em quadra, com dicas acerca de manejo de cadeira e bola, sistema tático e minijogos.

De acordo com a professora do Departamento de Educação Física da UFPB Elaine Souto, organizadora do evento em parceria com José Higino, presidente da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC), esta é a primeira oficina sobre a categoria no Nordeste.

“O evento visa contribuir para expandir o rugby em cadeira de rodas para todo o país. A ABRC busca novos parceiros que acreditem na potencialidade do esporte adaptado”, afirma José Higino.

O Laboratório de Estudo e Pesquisa em Atividade Física Adaptada para Pessoas com Deficiência (Lepafa) da UFPB, coordenado por Elaine Souto, é um deles. Ela também coordena o projeto de extensão “Condicionamento Físico e esportes para pessoas com lesão medular”.

Segundo o site do ABRC, o rugby em cadeira de rodas é uma a atividade de alto rendimento que exige muito preparo físico de seus praticantes. “A modalidade não faz distinção de gênero ou idade e pode ser praticada por pessoas paraplégicas, após passar por uma classificação funcional, a fim de saber se está apto à modalidade e o seu nível físico”, explica.

Essa avaliação é feita por um profissional em classificação funcional, capacitado pela ABRC, conforme as regras internacionais da World Wheelchair Rugby (WWR). Hoje, a ABRC tem clubes filiados na região Sul, Sudeste e Centro-oeste e a meta, até o próximo ano, é ter polos no Nordeste brasileiro.

No Nordeste, por sinal, a UFPB é a única a desenvolver a modalidade. “Desde a retirada do teto do Ginásio Didático, no campus I, em 2015, somente em maio deste ano conseguimos um espaço acessível para dar continuidade a estas atividades, em parceria com o Instituto dos Cegos da Paraíba”, explica a professora Elaine Souto.

José Higino pontua que, hoje, o Brasil ocupa 9ª posição no ranking mundial de melhores seleções. “Com o crescimento da modalidade, destaca a ABRC, também aumentam as oportunidades de trabalho e capacitação para profissionais interessados em ingressar no paradesporto. São oportunidades multidisciplinares, desde staffs técnicos a preparadores físicos, árbitros, médicos”, ressalta o presidente da ABRC.

O evento é organizado pela ABRC. Além da UFPB, conta com o apoio do Centro Paralímpico Brasileiro e do Instituto dos Cegos da Paraíba.  É possível tirar dúvidas sobre a oficina pelo telefone/WhatsApp (83) 98683.6416. Outras informações podem ser consultadas através do perfil da ABRC no Instagram.

Reportagem: Pedro Paz
Edição: Aline Lins