Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > 12º Fest Aruanda começa nesta quinta (30)
conteúdo

Notícias

12º Fest Aruanda começa nesta quinta (30)

Começa nesta quinta (30), a 12ª edição do Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro, o Fest Aruanda. A solenidade de abertura ocorrerá às 19h30, no Cinépolis do Manaíra Shopping, em João Pessoa, e contará com a presença da reitora da UFPB, Margareth Diniz. Na ocasião, será entregue o Troféu Aruanda para a rede Cinépolis, pela parceria desenvolvida nos últimos três anos. Em seguida, será exibido o documentário Clara Estrela, sobre a cantora Clara Nunes.
publicado: 29/01/2018 10h43, última modificação: 13/12/2022 10h35

De acordo com o produtor executivo do festival e professor da UFPB, Lúcio Vilar, são esperados cerca de seis mil espectadores ao longo dos seis dias de festival. “Vamos exibir 45 filmes entre curtas, médias e longas, em quatro sessões por dia. Além disso, ainda teremos a mostra 5x Ruy Guerra, o grande homenageado do Festival”, afirmou. Além de Ruy Guerra, serão homenageados os cineastas Paulo Caldas e Ivan Lhebarov, a cantora e atriz paraibana Elba Ramalho e os atores Servílio Holanda e Paulo César Pereio. 

Na manhã da quarta (29), Lúcio Vilar esteve no gabinete da reitoria da UFPB para convidar oficialmente a reitora Margareth Diniz para a solenidade de abertura do festival. “O Fest Aruanda é um dos patrimônios da UFPB e da cidade de João Pessoa. Ficamos muito orgulhosos de fazer parte dessa história de sucesso da cultura paraibana”, afirmou a reitora durante o encontro. 

As sessões do 12º Fest Aruanda ocorrerão até 6 de dezembro, no Cinépolis Manaíra, que possui capacidade para 250 pessoas. A entrada é gratuita, sendo necessária a retirada do ingresso com uma hora de antecedência no local da exibição. 

 

Programação

Além dos 45 filmes da competição oficial, o festival contará com a Sessão Aruandinha, com produções destinadas ao público infantil. Serão exibidos também os vídeos vencedores do Concurso de vídeo 1 minuto contra a corrupção, fruto da parceria entre Controladoria-Geral da União (CGU/PB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (FOCCO). 

O público ainda poderá conferir, a partir do sábado (2), os debates com os diretores participantes da competição. Os encontros serão realizados no Nord Luxxor Hotel Tambaú. Dentro da programação, estão previstas oficinas com o diretor Ruy Guerra, sobre os fundamentos do cinema, e com o advogado Bruno Lago, que atenderá individualmente os interessados que quiserem tirar dúvidas sobre aspectos legais do Audiovisual. 

O encerramento ficará a cargo do longa Quase Memória, obra inédita Ruy Guerra, que receberá sua homenagem na ocasião. Após a exibição do filme, haverá a cerimônia de premiação dos competidores. 

Mais informações sobre a programação encontram-se na página do evento: http://festaruanda.com.br.

 

Fonte:  ACS | Lis Lemos