Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Abertas inscrições para o curso Pró-Enem do Campus III da UFPB
conteúdo

Notícias

Abertas inscrições para o curso Pró-Enem do Campus III da UFPB

publicado: 05/02/2024 14h16, última modificação: 05/02/2024 14h16
São ofertadas 200 vagas e as inscrições já estão abertas

Foto: Gustavo Ribeiro

As inscrições para o cursinho Pró-Enem, do Campus III (Bananeiras) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 200 vagas, estão abertas e podem ser realizadas presencialmente, das 19h às 21h30, na Coordenação Acadêmica e de Avaliação Institucional, no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA). O prazo para inscrições vai desta segunda (05) até o dia 08 de fevereiro, será suspenso devido ao feriado e será retomado do dia 18 ao dia 29 de fevereiro. O início das atividades está previsto para 04 de março.

Focado na inclusão de alunos com vulnerabilidade social, o projeto tem como intuito prepará-los para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Podem participar pessoas residentes em municípios da região do Brejo e Agreste da Paraíba em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os documentos necessários para a matrícula são: uma foto 3x4, comprovante de residência, cópia do CPF e RG, comprovante de renda, cópia de certificado de conclusão de ensino médio, declaração da escola para estudantes não concluintes do ensino médio e 2 pacotes de alimentos não perecíveis. 

Os alunos serão alocados em 4 turmas com 50 estudantes. As aulas do cursinho acontecem no Campus de Bananeiras, de segunda a sexta-feira, no período noturno, em parceria com secretarias municipais de educação e escolas de ensino médio da Paraíba. Por meio do projeto, também são oferecidas aulas itinerantes, que ocorrem aos sábados, em escolas com as quais o projeto mantém parceria. As prefeituras dos municípios atendidos pela iniciativa apoiam com o transporte para os estudantes que precisam se deslocar até o campus de Bananeiras.  

Além da preparação para o Enem, o projeto oferece atividades complementares, como oficina de empreendedorismo, orientação educacional ocupacional e temáticas na área de sustentabilidade e meio ambiente. O propósito dessas ações é inspirar e orientar os estudantes do projeto na escolha do curso, alinhado aos seus interesses profissionais.

Coordenado pelo professor Marcos Medeiros, do CCHSA, o projeto é realizado em parceria com a Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFPB. De acordo com a coordenação do projeto, a ação continuada conta com a participação de bolsistas como ministradores das aulas, recebendo apoio financeiro tanto do Programa de Apoio à Extensão Universitária do Ministério da Educação (PROEXT/MEC) quanto do Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX/UFPB). Além disso, recebe apoio e infraestrutura do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) e do CCHSA. 

No ano de 2023, o projeto realizou ações voltadas para o Enem  em penitenciárias, em colaboração com a Secretaria de Administração Penitenciária e a Defensoria Pública, em Alagoinha. 

Para esclarecer dúvidas e fornecer informações adicionais aos candidatos, são disponibilizados o e-mail cursinhoproenem.cchsaufpb@gmail.com, o número (83) 3533-5825, operacional das 14h às 22h,  e as redes sociais @cursinho_cchsa_ufpb.

* * *
Texto: Aline Ferreira
Edição: Aline Lins
Foto: Gustavo Ribeiro
Ascom/UFPB