Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Abertura do XXI Festival Paraibano de Coros tem homenagem ao maestro Tom K

Abertura do XXI Festival Paraibano de Coros tem homenagem ao maestro Tom K

publicado: 06/11/2023 10h32, última modificação: 06/11/2023 10h32
Fepac é uma realização da UFPB e do Governo do Estado, e acontece de 06 a 12 de novembro, no Espaço Cultural

Banner.jpg

Tem início nesta segunda-feira (06) e se estende até próximo domingo (12) a vigésima primeira edição do Festival Paraibano de Coros (Fepac), evento de caráter internacional que vai reunir 60 corais de várias partes do Brasil. O evento vai acontecer na Sala de Concertos Maestro José Siqueira na Fundação Espaço Cultural (Funesc), em João Pessoa, a partir das 18h. O concerto de abertura, no entanto, acontecerá a partir das 19h30 desta segunda (06), e fará uma homenagem ao mastro Antônio Carlos Batista Pinto Coelho, conhecido na área musical por Tom K, que faleceu no dia 02 de outubro, aos 70 anos.

O concerto de abertura começa com apresentação do coral da Apcef-PB, coral que pertencia ao maestro homenageado e será regido pelo professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenador geral do Fepac, maestro Eduardo Nóbrega. Em seguida, o Coral Universitário Gazzi de Sá, da UFPB, que é regido pelo maestro Eduardo Nóbrega, apresentará ‘Ai de Você’, composição do maestro Eli-Eri Moura. Na sequência, o Coral Vox Marias de Brasília apresentará a composição ‘Pra Melhorar’, de Mariza Monte e Seu Jorge, com arranjo e regência do maestro Eduardo D Carvalho. E encerrando essa primeira parte, os Corais Gazzi de Sá e Vox Marias executam composição de Gonzaguinha – ‘Sangrando’ – com solo de Clara Dantas.

Na segunda parte do concerto, a Orquestra Sinfônica Jovem da UFPB (coordenada pelos professores José de Arimatéia Formiga e Luceni Caetano) e o Coro de Câmara Villa-Lobos executam a Novena Nossa Senhora do Pilar’, de Francisco Gomes da Rocha.

Em seguida será executada a composição ‘In Monti Oliveti’, de Tom K (Coral Gazzi de Sá, da UFPB, e Orquestra Sinfônica Jovem, da UFPB), com solo de Izadora França. Por fim, ‘Salve Regina’, de José Emerico Lobo de Mesquita (Coral Gazzi de Sá/UFPB e Orquestra Sinfônica Jovem/UFPB), solos de Anna Carolina, Izadora França e Henrique Melo, na regência da maestrina convidada Wendy Moy.

O coordenador geral do Fepac, maestro Eduardo Nóbrega, disse que o festival acontece desde 2003, mas este ano tem um tom especial. “O Fepac recebe representantes de nove Estados, mas o que me deixa mais emocionado é o crescimento do canto coral na Paraíba, este ano estamos recebendo o maior número de coros de cidades paraibanas, além de João Pessoa, sobem ao palco representantes das cidades de Boa Vista, Cruz do Espírito Santo, Campina Grande, Cuité, Nova Floresta e Remígio’, contou o maestro. Serão mais de duas mil vozes circulando na Sala de Concerto para soltar a voz em grande estilo e criatividade. E para ter acesso à programação, basta acessar o site do festival: www.festivalparaibanodecoros.com .

O Fepac é uma realização da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, por meio do Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA), e do Governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural “José Lins do Rego” (Funesc), com apoio cultural do escritório de advocacia “Mendonça & Crisanto”; do escritório “Eduardo Nóbrega e Mariana Arquitetos”; da Associação dos Docentes da UFPB – ADUFPB; Fundação Sol Nascente; OFFICINA Móveis Planejados; Restaurante Maré Alta; Dantas Neto Consultoria em Negócios; e a empresa Udyat Análise de Risco Tributário.

Texto: Ascom-UFPB com informações do Fepac
Edição: Aline Lins