Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ações de projetos da UFPB no Cariri paraibano despertam interesse de delegação do Senegal
conteúdo

Notícias

Ações de projetos da UFPB no Cariri paraibano despertam interesse de delegação do Senegal

publicado: 25/05/2023 16h08, última modificação: 25/05/2023 16h08
Delegação senegalesa conheceu ações de agropecuária sustentável

Foto: Divulgação

No início deste mês de maio, uma delegação da Agência de Reflorestamento e da Grande Muralha Verde (ASERGMV), do Ministério do Meio Ambiente da República de Senegal, acompanhada por membros das instituições brasileiras Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Aliança SIPA e Embrapa Agrossilvipastoril de Mato Grosso, realizou visita técnica no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A visita técnica faz parte de uma iniciativa de cooperação internacional entre Brasil e Senegal, coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, em parceria com a Embrapa, e que contempla as áreas de agrofloresta, pecuária e de unidades agroecológicas.

O objetivo da visita foi conhecer ações de agropecuária sustentável no Cariri Paraibano e aprender sobre experiências e tecnologias brasileiras que possam ser adaptadas para uso na região senegalesa da Grande Muralha Verde. O governo senegalês está preocupado com o avanço de ações humanas de desflorestamento, degradação dos solos e dos ecossistemas que afetam, sobretudo, as comunidades rurais; o desafio é implementar uma barreira florestal para conter o aumento da desertificação no continente africano.

A delegação visitou atividades de projetos do Programa Nexus Caatinga e do Grupo de Estudos em Forragicultura (GEF) do CCA/UFPB nos municípios de São João do Cariri, São José dos Cordeiros e Cabaceiras. Essas ações são relacionadas a atividades de projetos de extensão e pesquisa realizadas na Estação Experimental de São João do Cariri (UFPB), em propriedades rurais e cooperativas da região. Os projetos são atualmente apoiados pela Pró-reitoria de Pesquisa da UFPB, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e as agências de fomento CNPq e FAPESQ-PB.

Na Estação Experimental, a delegação pôde ver experimentos de reflorestamento com culturas de sequeiro e irrigadas. Já na visita às pequenas propriedades familiares, puderam conhecer tecnologias de irrigação no cultivo de hortaliças, maracujá, milho, feijão e batata-doce. A delegação observou, ainda, estruturas de confinamento para pequenos ruminantes, tanques de tilápia, captação de água da chuva, silos de trincheira, plantações de palma e silagem.

O programa Nexus Caatinga abrange princípios científicos para apoiar uma agricultura sustentável na região mais árida do Brasil e apontar indicadores práticos que tornem possível a replicabilidade do sistema sustentável e produtivo a partir das reestruturações necessárias nas diversas situações que existem na Caatinga.

Assim, na opinião do professor Helder Farias de Araújo, coordenador do Nexus Caatinga, é importante o compartilhamento de informações com públicos que tenham interesse no desenvolvimento sustentável em outras áreas secas do globo, como é o caso dessa comissão do Senegal.

Segundo o professor, a delegação de Senegal ficou bastante interessada na articulação das atividades dos projetos vinculados ao Nexus e ao GEF com os proprietários rurais e cooperativas “devido à integração entre a universidade pública, propriedades rurais, instituições privadas e cooperativas com foco em um modelo sustentável de produção no semiárido, envolvendo vários elos da cadeia produtiva”, disse Hélder Farias.

A visitação técnica teve caráter de prospecção. As atividades observadas servirão de base para a elaboração de um projeto de cooperação técnica bilateral nas áreas agroflorestal, pecuária e de unidades agroecológicas. A ASERGMV do Senegal, por meio da cooperação técnica com Brasil, pretende construir um projeto que busque garantir a autonomia alimentar, geração de empregos verdes, promoção do desenvolvimento local sustentável, promoção da preservação e recuperação das florestas.

“Tanto o pessoal da delegação, como da ABC, informaram que entrarão em contato conosco novamente, na fase de elaboração desse projeto de cooperação técnica, a fim de encaminharmos os procedimentos institucionais necessários para esse fim”, explicou Hélder Farias.

A visita técnica da delegação senegalesa também será realizada no estado de Pernambuco nos próximos dias.

* * *
Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
Fotos: Divulgação
Ascom/UFPB