Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ações de projetos da UFPB no Cariri paraibano despertam interesse de delegação do Senegal

publicado: 25/05/2023 16h08, última modificação: 25/05/2023 16h08
Delegação senegalesa conheceu ações de agropecuária sustentável

Foto: Divulgação

No início deste mês de maio, uma delegação da Agência de Reflorestamento e da Grande Muralha Verde (ASERGMV), do Ministério do Meio Ambiente da República de Senegal, acompanhada por membros das instituições brasileiras Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Aliança SIPA e Embrapa Agrossilvipastoril de Mato Grosso, realizou visita técnica no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A visita técnica faz parte de uma iniciativa de cooperação internacional entre Brasil e Senegal, coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, em parceria com a Embrapa, e que contempla as áreas de agrofloresta, pecuária e de unidades agroecológicas.

O objetivo da visita foi conhecer ações de agropecuária sustentável no Cariri Paraibano e aprender sobre experiências e tecnologias brasileiras que possam ser adaptadas para uso na região senegalesa da Grande Muralha Verde. O governo senegalês está preocupado com o avanço de ações humanas de desflorestamento, degradação dos solos e dos ecossistemas que afetam, sobretudo, as comunidades rurais; o desafio é implementar uma barreira florestal para conter o aumento da desertificação no continente africano.

A delegação visitou atividades de projetos do Programa Nexus Caatinga e do Grupo de Estudos em Forragicultura (GEF) do CCA/UFPB nos municípios de São João do Cariri, São José dos Cordeiros e Cabaceiras. Essas ações são relacionadas a atividades de projetos de extensão e pesquisa realizadas na Estação Experimental de São João do Cariri (UFPB), em propriedades rurais e cooperativas da região. Os projetos são atualmente apoiados pela Pró-reitoria de Pesquisa da UFPB, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e as agências de fomento CNPq e FAPESQ-PB.

Na Estação Experimental, a delegação pôde ver experimentos de reflorestamento com culturas de sequeiro e irrigadas. Já na visita às pequenas propriedades familiares, puderam conhecer tecnologias de irrigação no cultivo de hortaliças, maracujá, milho, feijão e batata-doce. A delegação observou, ainda, estruturas de confinamento para pequenos ruminantes, tanques de tilápia, captação de água da chuva, silos de trincheira, plantações de palma e silagem.

O programa Nexus Caatinga abrange princípios científicos para apoiar uma agricultura sustentável na região mais árida do Brasil e apontar indicadores práticos que tornem possível a replicabilidade do sistema sustentável e produtivo a partir das reestruturações necessárias nas diversas situações que existem na Caatinga.

Assim, na opinião do professor Helder Farias de Araújo, coordenador do Nexus Caatinga, é importante o compartilhamento de informações com públicos que tenham interesse no desenvolvimento sustentável em outras áreas secas do globo, como é o caso dessa comissão do Senegal.

Segundo o professor, a delegação de Senegal ficou bastante interessada na articulação das atividades dos projetos vinculados ao Nexus e ao GEF com os proprietários rurais e cooperativas “devido à integração entre a universidade pública, propriedades rurais, instituições privadas e cooperativas com foco em um modelo sustentável de produção no semiárido, envolvendo vários elos da cadeia produtiva”, disse Hélder Farias.

A visitação técnica teve caráter de prospecção. As atividades observadas servirão de base para a elaboração de um projeto de cooperação técnica bilateral nas áreas agroflorestal, pecuária e de unidades agroecológicas. A ASERGMV do Senegal, por meio da cooperação técnica com Brasil, pretende construir um projeto que busque garantir a autonomia alimentar, geração de empregos verdes, promoção do desenvolvimento local sustentável, promoção da preservação e recuperação das florestas.

“Tanto o pessoal da delegação, como da ABC, informaram que entrarão em contato conosco novamente, na fase de elaboração desse projeto de cooperação técnica, a fim de encaminharmos os procedimentos institucionais necessários para esse fim”, explicou Hélder Farias.

A visita técnica da delegação senegalesa também será realizada no estado de Pernambuco nos próximos dias.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins