Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Aluna da UFPB, única do Norte-Nordeste selecionada, leva ciência paraibana a encontro de estudantes de física nos EUA
conteúdo

Notícias

Aluna da UFPB, única do Norte-Nordeste selecionada, leva ciência paraibana a encontro de estudantes de física nos EUA

publicado: 14/12/2023 12h32, última modificação: 14/12/2023 12h34
Encontro aconteceu paralelamente ao ‘Frontier in Optics + Laser Science’, uma das mais importantes conferências mundiais sobre óptica e fotônica

Foto: Divulgação

A estudante Gessiane Cipriano, recém-formada em física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi a única representante das regiões Norte e Nordeste do Brasil no ‘Student Leadership Conference’. O programa reuniu 100 estudantes de física de todo o mundo, proporcionando a eles ambiente para desenvolvimento profissional, troca de experiências e acesso a conteúdo técnico, tendo acontecido paralelamente ao ‘Frontier in Optics + Laser Science’, uma das mais importantes conferências mundiais sobre óptica e fotônica. 

Os dois eventos ocorreram em outubro deste ano em Tacoma, cidade do estado norte-americano de Washington. O motivo que explica o fato da egressa da UFPB, a qual colou grau nesta quinta-feira (13), ter sido uma das escolhidas é sua atuação no projeto de extensão da Instituição ‘Além do laboratório: um caminho para a extensão do conhecimento sobre a luz’. O projeto realiza a divulgação da física óptica para a sociedade e também serve de apoio às atividades do ‘Student Chapter’ de João Pessoa, uma espécie de grupo estudantil local, do qual Gessiane é a atual presidente, mantido pela Optica, fundação sem fins lucrativos que promove os dois importantes encontros.  

Além de ter atuado nesse projeto durante sua graduação, possibilitando sua ida ao ‘Student Leadership Conference’, a estudante da UFPB também desenvolveu atividades de pesquisa no mesmo período. Por conta dessa atuação, ela foi igualmente selecionada para a conferência principal, na qual apresentou, para pesquisadores experientes de todo o mundo, os resultados da pesquisa ‘Mistura de Quatro Ondas Multicanal em Vapor de Césio’.  

Neste estudo, desenvolvido por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no âmbito da UFPB, Gessiane e seu grupo investigam o processo de mistura de quatro ondas (FWM, na sigla em inglês) associado ao elemento químico Césio em estado gasoso. A pesquisa pode trazer contribuições importantes no entendimento de fenômenos quânticos, desenvolvendo uma área da física que se encarrega do estudo da Mecânica Quântica, responsável por explicar o comportamento de partículas em escala atômica e subatômica como elétrons, prótons e nêutrons. 

“Acredito que fui uma dessas selecionadas para apresentar o trabalho lá [no ‘Frontier in Optics’] devido ao fato de que, no campo da óptica e fotônica, é uma pesquisa muito relevante, que futuramente pode ajudar em protocolos de informação quântica, algo fundamental para o aprimoramento de computadores quânticos”, disse Gessiane. 

Ainda de acordo com a estudante, a vivência como bolsista PIBIC da UFPB teve efeitos muito maiores do que seu envolvimento nestes eventos internacionais, tendo também sido decisiva para sua escolha pela carreira na ciência. Os próximos passos de Gessiane são o mestrado em física, por meio do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da UFPB, e a realização de um doutorado no exterior, etapas em que a discente espera colher outros frutos da sua participação nos dois encontros. 

“O PIBIC foi fundamental por ter me ajudado na iniciação no trabalho em laboratório. Quero devolver futuramente, na condição de professora universitária, todo esse auxílio intelectual que me foi proporcionado pelo Programa PIBIC no início da minha jornada, impactando as futuras gerações de estudantes e realizando, com eles, diversas pesquisas e projetos em prol da ciência”, projetou a discente.

Segundo a Vice-reitora da UFPB, professora Liana Filgueira, a aluna egressa Gessiane Cipriano está de parabéns por vencer, por seus próprios méritos, mais essa etapa exitosa de sua vida acadêmica, destacando também o papel da UFPB de apoio, no sentido de oferecer condições para que ela tenha buscado essas conquistas. “Vemos com satisfação o desenvolvimento acadêmico e o êxito de nossos estudantes em projetos que contribuirão com a ciência, para melhoria da sociedade e do mundo”, disse.        

Para o professor Jesús Pavón López, coordenador do projetos de extensão ‘Além do Laboratório [...]’ e supervisor das pesquisas realizadas por Gessiane, a presença da estudante no evento, além dos próprios méritos acadêmicos da discente, é igualmente um produto dos programas de auxílios estudantis da UFPB. A aluna foi beneficiária dos Auxílios Restaurante Universitário e Transporte durante a graduação, o que permitiu a ela se destacar na área da física, um meio predominantemente masculino. O docente também atribuiu esta conquista ao tripé ‘Ensino, Pesquisa e Extensão’ da UFPB. 

“A participação de Gessiane é uma prova viva de que Ensino, Pesquisa e Extensão são pilares indissolúveis sobre os que se fundamenta a Universidade. É uma prova de que as sementes que regamos com esses três pilares sempre irão germinar e dar bons frutos. Esse é o nosso papel como professores da UFPB”, afirmou o professor Jesús López. 

Conheça os projetos João Pessoa ‘Student Chapter’ e ‘Além do laboratório’

Mais informações sobre o ‘Student Chapter’ de João Pessoa e o projeto de extensão ‘Além do laboratório’, um caminho para a extensão do conhecimento sobre a luz’ estão disponíveis em blog (https://projetoopticaufpb.wixsite.com/ufpb-br) e no instagram (https://www.instagram.com/optica_ufpb/). 

Os bolsistas e voluntários mantêm também um podcast homônimo no tocador de áudio Spotify, disponível aqui: https://open.spotify.com/show/4c40AsfoahP1hYe0mP0RV4.

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Fotos: Divulgação
Ascom/UFPB