Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Alunos da UFPB são destaque em premiação do Conselho de Arquitetura da Paraíba

Alunos da UFPB são destaque em premiação do Conselho de Arquitetura da Paraíba

publicado: 14/12/2023 16h23, última modificação: 14/12/2023 16h23
Seis trabalhos de conclusão de curso foram premiados e 3 receberam menção honrosa

Foto: Divulgação

Nove alunos do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram reconhecidos pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU/PB) na primeira edição do Prêmio CAU/PB de Excelência de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Foram 6 trabalhos da UFPB premiados, e outros 03 trabalhos receberam menção honrosa. A solenidade de premiação ocorreu no último dia 11, na Igreja de São Francisco.

O resultado final foi divulgado no site do Conselho no último dia 08. No total, o CAU entregou 9 prêmios e 5 menções honrosas nas 04 categorias da premiação, que considerou trabalhos de conclusão de curso realizados na Paraíba entre os anos de 2021 e 2023. Doze trabalhos de alunos da UFPB concorreram na premiação, por indicação da coordenação do curso.

Na categoria Arquitetura os três primeiros lugares foram conquistados por trabalhos realizados na UFPB. O trabalho da aluna Bruna Alves Amorim, um projeto de espaço terapêutico voltado à saúde mental, desenvolvido sob orientação da professora Amélia Panet, foi o primeiro colocado, seguido dos trabalhos de João Victor da Silva Santos com orientação de Germana Rocha; e de Vivian Figueiredo de Souza, orientada por Luciana Passos, que conquistaram a 2º e a 3º colocação, respectivamente, na categoria.

A arquiteta Vivian Souza, aluna egressa da UFPB, conta que o trabalho dela foi inspirado na feira livre de Sapé, local presente nas memórias afetivas e também essencial para o apoio financeiro durante o período de formação na UFPB, uma vez que é a fonte de renda da familiar.

Segundo Vivian o objetivo do trabalho foi mostrar os aspectos positivos da feira, sem mudar suas principais características como a efemeridade e flexibilidade, um projeto para tornar a feira livre e o mercado público, pontos de encontro, turismo e transmissão de cultura.

“A premiação do meu TCC traz uma mistura de felicidade e gratificação, pois ver meu esforço reconhecido é verdadeiramente recompensador. Espero que a visão negativa que algumas pessoas têm sobre esses espaços mude, e mostre o potencial cultural e social que a feira tem a oferecer”, disse Vivian Souza.

Um trabalho da UFPB também ganhou o 1º lugar na categoria, Urbanismo e Paisagismo. O aluno egresso Yan Fábio Leite de Azevedo, sob orientação de Wylnna Vidal, foi reconhecido por pesquisa a respeito dos impactos das linhas férreas na cidade de Patos. Na mesma categoria o trabalho de Abraão Ponto de Oliveira Nóbrega, orientado por Ana Negrão, recebeu menção honrosa.

Wylnna Vidal, orientadora de Yan Azevedo

O arquiteto Yan Azevedo conta que escolheu a cidade de Patos para objeto da pesquisa e intervenção realizadas pela relevância da problemática, uma vez que o percurso da linha férrea da cidade de Patos é composto por um território complexo e de infraestrutura precária, que abriga comunidades socialmente vulneráveis, além de atuar como uma espécie de “cicatriz urbana” dividindo a cidade ao meio. “Mas que, ao mesmo tempo, é dotado de uma série de potencialidades de uso e apropriação. Para além disso, possuo uma conexão afetiva com o território, por se tratar da cidade onde nasci e cresci”, esclareceu.

Para Yan, que mora em São Paulo e não pôde comparecer à premiação, o sentimento de ser reconhecido pelo trabalho realizado enquanto ainda era aluno da UFPB é de alegria. “Enquanto aluno egresso da UFPB, me sinto extremamente honrado em ter sido premiado com a 1º colocação num concurso de TCC a nível estadual. Meu trabalho se propõe, dentre outras coisas, a trazer as cidades do sertão paraibano para o centro da pauta do debate urbanístico contemporâneo e, assim, ver o reconhecimento e divulgação do mesmo me deixa bastante orgulhoso”, disse.

Na categoria Patrimônio Cultural e teoria da arquitetura e urbanismo, os dois primeiros lugares e a menção honrosa foram para trabalhos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPB. O primeiro lugar ficou com João Luiz Carolino de Luna, que realizou um ensaio projetual sobre um centro comunitário de cultura contemporânea no Centro Histórico de João Pessoa, sob orientação do professor Carlos Nome.

O segundo lugar foi de Guilherme Amorim Cavalvanti, orientado por Mariana Bonates, enquanto o aluno Maurício Vieira dos Santos, orientado por Daniel Andrade, recebeu a menção honrosa.

A categoria Habitação de Interesse Social não teve premiação, contou apenas com menção honrosa que foi entregue para a aluna Thamires Moreira de Lima, orientada por Antonio Sobrinho Júnior, pelo trabalho que foi um anteprojeto de conjunto de habitação de interesse social para os moradores da comunidade vitória, no bairro Altiplano, em João Pessoa.

O prêmio faz parte das ações da Comissão de Exercício Profissional, Ensino e Formação (CEPEF) do CAU/PB. Os trabalhos vencedores receberão prêmios nos valores de R$ 2.000,00 para os primeiros colocados, R$ 1.300,00 para os alunos que conquistaram 2º lugar e R$ 1.000,00 para os premiados com a 3ª colocação.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins