Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Após reforma, prédio da Biblioteca Central é reaberto a toda a comunidade

Após reforma, prédio da Biblioteca Central é reaberto a toda a comunidade

publicado: 15/03/2024 14h02, última modificação: 15/03/2024 14h21
Edificação recebe adequações às normas de segurança, combate a incêndio e acessibilidade

Foto: Angélica Gouveia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), nesta sexta-feira (15), reabriu o prédio da Biblioteca Central, após quatro anos e meio fechado, um evento bastante aguardado e prestigiado pela comunidade universitária. Depois de dois anos em reforma, o Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, fez a entrega oficial das adequações que adaptaram o prédio às normas de segurança, combate a incêndio e acessibilidade, e representam um investimento de R$ 5 milhões.

O prédio foi interditado em outubro de 2019 e a reforma teve início no primeiro semestre de 2021. O Reitor Valdiney Gouveia destacou a importância de devolver esse espaço a toda a comunidade universitária e à população paraibana. “Isso é fundamental, nós temos aqui um dos principais prédios da UFPB, um espaço com múltiplas oportunidades, são mais de 250 mil livros, artigos, revistas, então, tem muita informação”, declarou o Reitor, justificando o investimento na Biblioteca: “Nós investimos para recuperar esse espaço central, é o coração da UFPB”, assegurou o Reitor.

A reabertura contou ainda com a presença da Vice-reitora Liana Filgueira, de pró-reitores, superintendentes, dirigentes de órgãos suplementares e vários outros gestores, bem como da Diretora da BC, Maria José Rodrigues Paiva, da Vice-diretora da BC, Jacqueline Rimá, além de estudantes, docentes, técnicos e funcionários terceirizados.

Para comemorar a reabertura do prédio da BC, o evento contou com uma importante ação da Editora UFPB de doação de livros publicados pela Universidade.

O prédio da BC é uma referência na Paraíba de um estilo arquitetônico chamado de arquitetura brutalista, que se destaca por mostrar estruturas, como colunas e vigas, sem qualquer reboco ou pintura. Ele possui três pavimentos e aproximadamente 8.000m² de área.

De acordo com o Superintendente de Infraestrutura, Jairo Dias, o prédio da Biblioteca Central, que foi inaugurado em 1984, passou por uma reforma estrutural.

“Todas as instalações elétricas foram renovadas, toda a parte de instalação de rede lógica, de cabeamento de internet, toda a parte de acessibilidade foi feita, manutenção das plataformas elevatórias, que estavam sem funcionar, todo o sistema de combate a incêndio, com instalação de hidrantes, sensores de incêndio, extintores, sistema de proteção contra raios, além de toda parte de acessibilidade, piso tátil, identificações em Braille foram também incluídos nessa adequação”, explicou o Superintendente Jairo Dias. Além disso, houve ampliação na capacidade do reservatório de água potável, ajustes nas instalações hidrossanitárias, adaptação dos guarda-corpos para maior segurança, investimentos no sistema de iluminação, incluindo reforma nos domus, que são aberturas para passagem de luz natural.

A Diretora Maria José Rodrigues Paiva, durante a reabertura, agradeceu aos servidores da Biblioteca Central e deu as boas-vindas à comunidade universitária. Ela disse que a Biblioteca Central está à disposição para, na medida do possível, atender bem a todos.

A Vice-reitora Liana Filgueira lembrou que o trabalho para a reabertura do prédio foi desenvolvido a muitas mãos e começou desde dezembro de 2020, a partir da licitação. As obras foram supervisionadas pela Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da UFPB e pela Direção da Biblioteca Central, com o apoio da Divisão de Segurança do Trabalho da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da UFPB.

O Reitor Valdiney Gouveia salientou o papel de cada unidade gestora nessa realização, especialmente da Sinfra, da Pró-reitoria de Administração, da Superintendência de Orçamento e Finanças e da Direção da BC. O Reitor também explicou que, após a reabertura do prédio, o intuito é aperfeiçoar cada vez mais o prédio da Biblioteca Central à medida que forem sendo identificadas as necessidades e dentro das possibilidades da Instituição.

O funcionamento da biblioteca acontece, em dias úteis, das 7h às 22h.

Leia aqui matéria anterior sobre a Biblioteca Central.

Texto: Aline Lins
Fotos: Angélica Gouveia