Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Artigo de Aluno da UFPB é premiado pelo Conselho Federal de Contabilidade como melhor trabalho de 2022

publicado: 06/11/2023 18h12, última modificação: 06/11/2023 18h12
O prêmio Olivio Koliver reconhece o melhor artigo na edição do ano anterior da Revista Brasileira de Contabilidade

O artigo científico “Rent Seeking e o Processo de Distribuição de Limite Orçamentário às Universidades Públicas Federais”, do aluno egresso do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Thales Spinelli Maximo Lins, sob orientação do professor Dimas Barrêto de Queiroz, foi o vencedor da edição 2023 do prêmio Olivio Koliver, do Conselho Federal de Contabilidade.

A premiação seleciona o melhor artigo publicado na edição do ano anterior na Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), editada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). O trabalho de Thales foi publicado na edição de novembro-dezembro de 2022 da RBC e apresentou os resultados da dissertação de mestrado do aluno egresso, que também é Assistente em Administração da UFPB, atuando na Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) da instituição.

Os autores foram informados da escolha por meio de e-mail enviado pela RBC. A pesquisa que resultou no artigo vencedor teve o objetivo de analisar a influência do tamanho, do desempenho e da governança pública na distribuição do limite orçamentário das universidades públicas federais, partindo da premissa de que fatores estruturais das universidades são utilizados como argumento para ampliar a disponibilidade de recursos das universidades pelo Governo Federal. A amostra, coletada no período de 2014 a 2018, compôs-se de 55 universidades.

Thales conta que a inspiração para a pesquisa teve origem no seu trabalho junto ao planejamento orçamentário da UFPB, na coordenação de orçamento, na Proplan. “Ao observar a execução nas universidades a gente percebeu que existe uma forma do governo distribuir o limite orçamentário que é utilizado para empenho nas instituições, e nós fomos atrás dos fatores que poderiam influenciar a distribuição desse limite orçamentário às instituições públicas. Então nós levantamos variáveis para o desenvolvimento do estudo, mas o tema do trabalho, o assunto, surgiu da experiência que a gente tem com execução orçamentária e pelo conhecimento adquirido através da função que nós desempenhamos na Universidade”, disse o pesquisador.

Os resultados da pesquisa apontaram que o número de alunos equivalente, o índice de governança pública e o índice geral de curso exercem influência positiva sobre o  recebimento de limite orçamentários para as universidades.

A identificação desses fatores que influenciam no limite orçamentário possibilita o aprimoramento das práticas de gestão universitária para obtenção de melhores indicadores e, assim, maior disponibilidade de recursos orçamentários.

Para Thales, é uma honra receber esse prêmio nacional, além de ser uma realização profissional enquanto pesquisador. Na opinião dele, trata-se de um reconhecimento que fortalece o prestígio do PPGCC e da UFPB.

“Destacando a Universidade e o programa, e validando isso que a gente cultiva bem no programa que é o compromisso, a excelência com a pesquisa. Destaca também toda a estrutura que é oferecida pela Universidade para que a gente trabalhe, para que a gente pesquise, todo o corpo docente disponibilizado, tudo isso é salientado por esse prêmio”, afirmou Thales.

A previsão é de que a solenidade de premiação do Prêmio Olivio Koliver ocorra no mês de dezembro, ainda sem data definida, em Brasília – DF.

Sobre o prêmio

O Prêmio Olivio Koliver tem o objetivo de fomentar a produção e a disseminação do conhecimento na área contábil, além de prestar homenagem à memória de um dos maiores expoentes da Contabilidade brasileira, Olivio Koliver, que faleceu em 2009.

Participam da seleção para a escolha do melhor artigo, a cada ano, os 36 trabalhos publicados nas seis edições bimestrais da RBC. Nos primeiros meses do ano seguinte, os membros do Conselho Editorial da revista fazem uma pré-seleção, atribuindo suas notas aos artigos. Após essa primeira etapa, os seis artigos mais bem pontuados são submetidos a uma banca examinadora especialmente instituída, pelo CFC, para fazer a análise e escolher o vencedor.

Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins