Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Artigo de pesquisador da UFPB sobre Villa-Lobos é publicado na revista inglesa The Strad

publicado: 29/06/2021 16h40, última modificação: 29/06/2021 16h42
Trabalho aborda obra do compositor que faz referência a expressões culturais do Nordeste

Foto: Angélica Gouveia

Um estudo de um professor do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sobre o legado do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959) acaba de ser publicado na The Strad, tradicional revista inglesa da área de música.

De autoria do pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) Felipe Avellar, o artigo intitulado Villa-Lobos and the Cello: A Voice for Brazil põe em evidência a ligação do renomado compositor e maestro com o instrumento violoncelo e as obras relevantes que nasceram a partir da relação estreita com violoncelistas de sua geração, como o brasileiro Aldo Parisot (1918-2018).

O pesquisador explica que é em uma dessas obras – o Concerto para Violoncelo nº 2 – que Villa-Lobos faz alusão à cultura da região Nordeste, para homenagear o músico Parisot, que era natural do Rio Grande do Norte que foi professor de violoncelo da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, durante 60 anos.

Para homenagear um brasileiro, nordestino, no auge de sua carreira internacional, Villa-Lobos, com toda sua genialidade, adicionou alusões às sonoridades das tradições afro-brasileiras, incluindo referências a diversas expressões culturais do nordeste”, afirmou o Prof. Felipe Avellar, que estuda, há 25 anos, o legado desse compositor brasileiro reconhecido internacionalmente.

Também violoncelista, o professor da UFPB, grande admirador de Villa-Lobos, realiza performances, arranjos e transcrições da obra do maestro, a exemplo do concerto abordado no artigo publicado na revista The Stradque está disponível somente para assinantes.

Fundada em 1890, The Strad é uma das revistas mais importantes na área de instrumento de cordas, conta com 150 mil assinantes em todo mundo. “Este é meu terceiro artigo na The Strad, e outros ainda estão por vir”, afirmou o docente.

Reportagem: Milena Dantas
Edição: Aline Lins