Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Artigo de professora da UFPB é citado em periódico russo

Artigo de professora da UFPB é citado em periódico russo

Texto sobre educação dos “países BRICS” é considerado referência na área
publicado: 21/07/2020 20h18, última modificação: 21/07/2020 20h18
Citação contribui para o posicionamento da UFPB em rankings internacionais que avaliam impacto de publicações e internacionalização. Crédito: Maria Creusa Borges/Reprodução

O artigo “BRICS and Higher Education: Possible Issues and Convergences”, da professora Maria Creusa Borges, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi citado como estado da arte relevante, no que diz respeito ao grupo de economia emergente “países BRICS” (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), em revista científica da Rússia.

Publicado originalmente na Revista Iberoamericana de Educación, periódico científico da Organización de Estados Iberoamericanos (OEI), o artigo da professora da UFPB analisa a convergência de políticas no Ensino Superior das cinco potências mundiais emergentes, a partir de considerações sobre as relações de forças e posições de poder que marcam e influenciam o espaço geopolítico.

“A posse de capital relevante nos cenários econômico e político caracteriza o espaço em que a cooperação em tecnologia, educação e formação tem sido colocada. Isso recai na agenda política dos ‘países BRICS’, especialmente desde a crise econômica desencadeada em 2008”, explica Maria Creusa.

A professora da UFPB afirma que, no artigo, discute temas e tópicos referentes a possíveis convergências que devem ser construídas no Ensino Superior. O objetivo, segundo ela, é evidenciar a necessidade de continuidade e de fortalecimento dos projetos de cooperação, especialmente em áreas prioritárias para a consolidação dos “Cinco Grandes” (BRICS).

Na publicação russa, o trabalho de Maria Creusa Borges é distinguido como uma referência dentre as produções de cientistas políticos brasileiros que estudam temas sobre os “países BRICS”, particularmente no enfoque da educação.

“Assume-se que as estratégias regionais indicam a construção de uma agenda de cooperação. Por meio da educação, a ênfase é dada em pesquisa e tecnologia, internacionalização e Formação e Educação Profissional (FEP)”, destaca a professora da UFPB.

Uma das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPB é aumentar a citação de pesquisadores em publicações internacionais. Para Maria Creusa, a inclusão de citações como a dela contribui para o posicionamento da UFPB nos rankings internacionais que avaliam o impacto das publicações e sua internacionalização.

Reportagem: Jonas Lucas Vieira | Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB