Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ascom lança Manual de Comunicação para publicações nas mídias sociais da UFPB
conteúdo

Notícias

Ascom lança Manual de Comunicação para publicações nas mídias sociais da UFPB

publicado: 25/03/2024 11h25, última modificação: 25/03/2024 11h55
Manual tem como objetivo contribuir para a comunicação de qualidade no ambiente virtual institucional

Arte: Gustavo Ribeiro

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) disponibilizou, nesta segunda-feira (25), o Manual de Comunicação para publicações nas mídias sociais da UFPB, desenvolvido pela Assessoria de Comunicação (Ascom) com o apoio da Reitoria, visando auxiliar a comunidade universitária a produzir conteúdos de qualidade para o meio virtual e propagar o conhecimento público à sociedade, preservando a identidade institucional da Universidade.

A colaboração da comunidade acadêmica é essencial para que a UFPB mantenha uma comunicação efetiva e de qualidade.

Idealizado pela assessora de Comunicação responsável pela Ascom Aline Lins, que organizou o conteúdo em parceria com o produtor cultural Vinícius Vieira, e com a contribuição de toda a equipe da Ascom –  Angélica Gouveia Brito, Daniel Guedes de Araújo, Elidiane Poquiviqui do Nascimento, Gustavo de Araújo Ribeiro e Milena Pereira Dantas –, o manual dá continuidade ao trabalho iniciado com o Manual de Comunicação voltado para sites que foi concluído em maio de 2023, cumprindo o papel de estabelecer as diretrizes e os princípios norteadores da comunicação da Instituição, porém, nesta nova publicação, a prioridade são as orientações para redes sociais.

Por meio do manual específico para redes sociais, a Ascom tem o intuito de orientar o leitor a criar e administrar conteúdos relacionados, direta e indiretamente, à UFPB nos ambientes virtuais, especialmente as plataformas Facebook, Instagram e X (antigo Twitter). Desta forma, a ideia é alinhar a linguagem e a identidade visual utilizada no ambiente virtual institucional, bem como preservar e fortalecer a imagem e a identidade institucional da UFPB. O manual também chama a atenção para a observância às leis de proteção de dados e direito autoral, para o combate às fake news, aborda ainda conteúdos sobre identidade visual, linguagem, produção de peças gráficas e vídeos nas redes sociais, e fala sobre a aplicação correta do brasão da UFPB.

Somado a isso, a diagramação do manual, desenvolvida pelo desenhista técnico Gustavo de Araújo Ribeiro, buscou ampliar a compreensão do conteúdo por meio de ilustrações, respeitando sempre as cores e os padrões visuais da Universidade.

O manual atuará complementarmente à Instrução Normativa Conjunta Nº 02/2023 ASCOM E SCS/GR/ UFPB, que estabelece normas para a execução das ações de comunicação no âmbito da UFPB.

* * *
Texto: Aline Lins
Arte: Gustavo Ribeiro
Ascom/UFPB