Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Big Band Rubacão Jazz celebra 10 anos com concerto gratuito na UFPB, nesta sexta

publicado: 01/12/2023 16h04, última modificação: 01/12/2023 16h04
Apresentação começa às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa

A Big Band da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Rubacão Jazz, celebra nesta sexta-feira (1º) o aniversário de 10 anos do projeto, e a comemoração será com um concerto animado e gratuito, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Campus I da UFPB. A partir das 20 horas o público poderá apreciar um repertório com ritmos que variam do Jazz ao Frevo, incluindo a música popular brasileira.

Serão disponibilizados 300 lugares para o público em geral, sem necessidade de retirada de ingressos com antecedência. Basta comparecer e apreciar a apresentação do grupo. A Rubacão Jazz tem formação de Big Band e contém trompetes, trombones, saxofones, guitarra, piano, baixo, bateria e instrumentos de percussão.

Os 22 músicos que compõe a banda vão executar sucessos do swing, jazz, samba, com músicas de autores como Cy Coleman, Bob Mintzer, Ary Barroso, Maestro Cipó, Dorival Caymmi, Arismar do Espírito Santo, Jarbas Cavendish, Ivan Lins, Tom Jobim, Costinha e outros.

Após 10 anos de atividade a orquestra ainda conta com membros fundadores em atuação. Desde sua concepção, a orquestra sempre buscou dar sequência à integração do Departamento de Música (DEMUS) e do Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA) à comunidade através de ações culturais e educacionais.

História

A jornada do Rubacão Jazz teve início em agosto de 2013, quando realizou seus primeiros shows, atendendo à comunidade universitária na UFPB e na Estação Ciências em João Pessoa, como parte das celebrações da semana do músico.

Alexandre Magno, é coordenador da Rubacão Jazz e professor de trombone da UFPB, ele conta que a Big Band existe porque os alunos e membros da comunidade musical assim o quiseram, “juntos criamos esse grupo maravilhoso. Somente isso já é um motivo de muita alegria, orgulho e certeza de estar trilhando no caminho correto”, disse o docente.

Segundo Alexandre as atividades da orquestra incluem projetar os alunos e membros do projeto ao mercado de trabalho local, regional, nacional e internacional; recrutar novos membros, e ser celeiro de novos músicos, e fonte de pesquisa de TCCs e Pós-Graduação em áreas distintas e que estão ligadas ao grupo de pesquisa.

“Esses 10 anos consistem de uma resposta clara que todo curso superior/pós-graduação precisa de corpos estáveis para que seus alunos e pesquisadores possam exercitar seus dons e meios de pesquisa. A Rubacão Jazz vem fazendo a sua parte em dar sequência a uma tradição de mais de 30 anos que temos no DEMUS. A Rubacão Jazz demonstra com excelência o que é ser funcionário público de uma instituição tão forte como a nossa. Servir com excelência”, afirmou Alexandre Magno

É possível acompanhar a agenda de apresentações da Rubacão Jazz por meio da conta de Instagram da orquestra.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Foto: Clailton Pereira e Hermano Cabral