Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Campanha “UFPB pela vida” para doação de sangue é lançada nesta quarta-feira (12)

publicado: 11/05/2021 17h29, última modificação: 11/05/2021 17h29
Dando start na campanha, a UFPB levará os primeiros 20 doadores ao Hemocentro da Paraíba

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lança, amanhã (quarta-feira, dia 12), às 9h, a campanha “UFPB Pela Vida”, em parceria com o Hemocentro do Estado da Paraíba, visando estimular a doação de sangue pelos membros da comunidade universitária e pela sociedade paraibana e, com isso, ajudar a salvar vidas. Para dar start na campanha, a UFPB levará para o Hemocentro da Paraíba os primeiros 20 doadores, entre docentes, discentes e técnicos, em dois veículos do tipo van.

campanha da UFPB foi motivada pela necessidade de recomposição do estoque de sangue do Hemocentro da Paraíba, que necessita de 200 doações por dia para manter um estoque suficiente para atender às unidades hospitalares e unidades de pronto atendimento (UPAs). iniciativa da UFPB conta com o apoio da Reitoria da UFPB, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Pró-reitoria de Extensão e vários outros setores da Universidade.

A Vice-reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, salientou que cada pessoa que doar sangue contribuirá com quatro vidas que podem ser salvas.

A comunidade acadêmica da UFPB equivale a aproximadamente 5% da população de João Pessoa – que hoje está em torno de 817 mil pessoas. Então, nosso objetivo é conscientizar pelo menos as mais de 40 mil pessoas que integram a nossa comunidade acadêmica sobre a necessidade de doação de sangue. Se, pelo menos, um pequeno percentual dessa comunidade se conscientizar, nós já atenderemos a necessidade do Hemocentro para todo o Estado”, explicou a Profa. Liana Filgueira.

Vice-reitora observou que 200 pessoas doando por dia representa 6 mil pessoas por mês, quantitativo relativamente baixo em relação ao tamanho da comunidade acadêmica da UFPB. “Então, acreditamos que poderemos contribuir com a sociedade paraibana nessa questão da saúde, principalmente nesse momento de pandemia da covid-19, em que a demanda por sangue aumentou muito”, comentou Profa. Liana.

A campanha utiliza as cores vermelho e verde, simbolizando, respectivamente, o sangue da doação e o verde que faz alusão à vida.

A UFPB também está realizando estudos técnicos para instalação de um posto de coleta permanente do Hemocentro na Universidade, destinado a coleta de sangue. O Centro de Referência em Atenção à Saúde (CRAS) da UFPB está passando por adequações para, possivelmente, ser o local de instalação desse posto permanente.

Reportagem: Aline Lins
Crédito: Sâmella Arruda Araújo