Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Capes aprova projeto da UFPB que proporcionará intercâmbio na França para alunos do CI

publicado: 12/01/2024 16h52, última modificação: 12/01/2024 17h07
Oito alunos de Engenharia da Computação serão selecionados para formação em escola de aviação francesa
 Equipe do Laboratório de Engenharia de Sistemas e Robótica (Laser)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do edital Brasil France Ingénieur Tecnologia (Brafitec), selecionou um projeto do Laboratório de Engenharia de Sistemas e Robótica (Laser), integrado ao Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que irá proporcionar, para oito alunos do curso de Engenharia da Computação, uma formação de alto nível na Escola Nacional de Aviação Civil da França (Enac).

O projeto apresentado pela equipe do Laser é um dos 25 aprovados pelo Edital Capes/Brafitec, que objetiva fomentar a pesquisa e a formação de recursos humanos, por meio do intercâmbio científico e acadêmico, de estudantes de graduação entre Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e instituições similares sediadas na França.

O programa Capes/Brafitec consiste em projetos conjuntos de pesquisa, em parcerias universitárias, para todas as especialidades de Engenharia, exclusivamente em nível de graduação, para fomentar o intercâmbio em ambos os países e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos.

Aeronave do projeto Laser/Stratus

A primeira parte da capacitação ocorrerá em João Pessoa, na qual os alunos brasileiros e franceses serão instruídos pelo Laser sobre o modo de construção de drones, além de identificar e produzir os melhores modelos para uso. Já a segunda fase ficará a cargo da Enac, na França, em que os discentes aprenderão sobre as utilizações desses drones em espaços civis, levando em consideração o controle do tráfego aéreo, assim como a gestão de múltiplas aeronaves dentro de um mesmo espaço, além de outras especialidades.

As bolsas de estudo terão dois anos de duração, podendo ser renovadas por igual período. O projeto do Laser é coordenado pelo professor Alisson Brito e conta com a participação dos professores Ewerton Salvador e Tiago Nascimento, todos do CI.

Professores Alisson Brito (esq.) e TIago Nascimento (dir.)

“Nosso sentimento é o mais positivo possível, porque dessa vez é um projeto que visa a capacitação dos alunos de graduação. Os demais projetos, que nós temos com instituições no exterior, visam a formação de alunos em pós-graduação. Então é algo bem novo para nós e estamos com a expectativa muito alta”, disse o professor Alisson Brito.

Um total de oito alunos do curso de Engenharia da Computação da UFPB terão a oportunidade de realizar uma formação junto a alunos franceses em Serviços Emergentes de Aviação Civil Tolerantes a Falhas. Com essa iniciativa, o Laser quer formar engenheiros capazes de atuar na área de aviação civil, principalmente envolvendo drones tolerantes a falhas.

Como participar

O Laser divulgará um edital com as orientações para inscrição dos interessados em concorrer a uma das oito bolsas de estudos e pesquisas que serão concedidas a graduandos de Engenharia de Computação.

Para participar do edital de seleção, os discentes deverão, além de outros requisitos, ter integralizado no mínimo 40% e no máximo 80% do curso, até a data de início da concessão da bolsa, além de apresentar perfil de aluno de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico, e comprovar o nível de proficiência em língua francesa.

Prof. Ewerton Salvador
Texto: Madrilena Feitosa, da ASCOM do CI