Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Castramóvel da Prefeitura de João Pessoa inicia atendimentos na UFPB

Castramóvel da Prefeitura de João Pessoa inicia atendimentos na UFPB

publicado: 09/04/2024 18h44, última modificação: 09/04/2024 18h44
Além de atender a tutores residentes na capital, ação também vai oferecer o procedimento aos gatos abandonados no Campus I

O Castramóvel, trailer adaptado onde são feitas cirurgias de castração em gatos, ficará estacionado no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) até o dia 10 de maio. O serviço, oferecido de forma gratuita a tutores residentes na capital, é realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa e foi iniciado na última segunda-feira (8), quando também ocorreu uma reunião da Reitoria da UFPB com a Diretoria de Bem Estar Animal da Semam para o alinhamento das ações necessárias à castração dos animais que vivem na UFPB.

No encontro, conduzido pela Vice-Reitora, Profa. Liana Filgueira, com a participação do Grupo de Trabalho de Bem-Estar Animal da UFPB, ficou decidido que os gatos abandonados na UFPB passarão pelo procedimento, a fim de que seja realizado o manejo ético populacional dos animais. A intenção é proporcionar uma permanência mais saudável aos gatos que vivem no Campus I, atendendo, também, a um pedido do Ministério Público da Paraíba (MPPB). Animais que estão com protetores de animais cadastrados no Programa de Saúde Animal, da Semam, também serão operados.

“O objetivo é conseguirmos reduzir e controlar a procriação dos gatos que, normalmente, chegam aqui por abandono, através de castrações organizadas e sistemáticas realizadas pelo Castramóvel da Prefeitura de João Pessoa. Essa é mais uma das ações que temos apoiado no âmbito de proteção e bem-estar dos animais, junto com os protetores que atuam na UFPB. A parceria com a Prefeitura vem consolidar uma solução inovadora na Universidade Federal da Paraíba. Além disso, temos buscado atuar com educação ambiental e conscientização de nossos servidores, alunos e terceirizados sobre as consequências do abandono de animais e outros temas relacionados", afirmou a Vice-Reitora, mostrando-se satisfeita com o início da execução da iniciativa.

De acordo com Raquel Soares e Caio Martinho, servidores da UFPB que integram o projeto de extensão ‘Animais Comunitários’ e participaram da reunião de alinhamento, a previsão é que sejam castrados semanalmente até 30 gatos comunitários, o que ocorrerá exclusivamente às quartas-feiras, até o fim da iniciativa. Outros 20 animais da UFPB poderão passar pela intervenção cirúrgica, mediante encaixe, durante outros dias da semana. No total, espera-se que sejam castrados de 100 a 150 gatos abandonados.

Para que passem pela cirurgia, os gatos que ainda não são castrados e vivem no Campus I serão capturados por participantes do projeto de extensão e também por colaboradores dos Centros de Ensino, que vão conduzir os animais até o estacionamento da Reitoria, onde se encontra o Castramóvel. Após o procedimento, os gatinhos ficarão em ambientes isolados, a serem disponibilizados pelos Centros, em observação por 48 horas. A recuperação integral ocorrerá 7 dias após a castração, quando os animais serão devolvidos aos seus locais de origem.

Atendimento ao público em geral

O procedimento para o público em geral acontece às segundas, quintas e sextas, das 7h às 14h, e dura, em média, até 40 minutos. Para serem atendidos, os tutores residentes em João Pessoa deverão se cadastrar no aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’ e marcar o dia da cirurgia. Pelo aplicativo também serão repassadas as orientações prévias, o que inclui um jejum animal de, pelo menos, quatro horas antes do procedimento. Na data marcada, antes da realização da castração, será realizada uma avaliação básica do animal pela equipe do Castramóvel, a fim de verificar se o gato tem condições de passar pela cirurgia.

Participantes da Reunião

A reunião de alinhamento, realizada no Gabinete da Reitoria, no Campus I, contou com a participação da Vice-reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, do chefe de gabinete da Reitoria, Professor Pablo Moreira e do Superintendente de Logística e Transporte (Sult) Wagner dos Santos, além dos servidores Raquel Soares e Caio Martinho, integrantes do projeto de extensão ‘Animais Comunitários’. Representando a Semam, participaram o Diretor de Bem Estar Animal, Italo Oliveira, o Coordenador de Proteção Veterinária, Jeferson Coutinho, e o Auxiliar de Veterinária do órgão, João Pedro Moura.

Texto: David Kevin e Vinícius Vieira
Fotos: Vinícius Vieira e Angélica Gouveia