Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Cinco cursos da UFPB recebem conceito máximo no Enade 2022
conteúdo

Notícias

Cinco cursos da UFPB recebem conceito máximo no Enade 2022

publicado: 31/10/2023 18h20, última modificação: 31/10/2023 18h20
Na Paraíba, dos seis cursos que alcançaram a nota mais alta no Exame, cinco são da UFPB

Os cursos de Administração, Direito, Psicologia, Jornalismo e de Tecnologia em Gestão Pública do Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) obtiveram nota máxima (conceito 5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2022. 

Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta terça-feira (31) e revelam que, dos seis cursos do Estado com o conceito máximo no Enade, cinco deles são da UFPB. 

Outros cursos da Universidade receberam conceito 4 (muito bom) no Enade. Entre as graduações com este conceito, estão Ciências Contábeis, Serviço Social, Turismo, Relações Internacionais, além do curso de Direito sediado no município de Santa Rita, todos do Campus I (João Pessoa). Em Bananeiras, onde está localizado o Campus III da UFPB, obteve o mesmo conceito o curso de Administração e, em Mamanguape (Campus IV), o curso de Ciências Contábeis. 

Segundo a Professora Helen Gonçalves, coordenadora do curso de Administração do Campus de João Pessoa, vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), o resultado é consequência de um planejamento envolvendo os docentes do Departamento de Administração e que começou ainda no início de 2022, motivando os estudantes para a importância desta avaliação e também da valorização do curso. 

“Assim que saiu o edital do Enade, procuramos identificar todos os estudantes e montamos um planejamento com ações, e uma delas foi engajá-los a responder o questionário do estudante, o que tem de ser feito espontaneamente. Tivemos uma alta taxa de resposta, de mais de 94%. Montamos também as chamadas ‘Bizus GADM (de Graduação em Administração)’, nas quais os professores das diversas áreas que iriam ser abordadas na prova ministraram revisão dos conteúdos e também montamos um simulado”, explica a docente. 

Conforme destaca o Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, no âmbito da Paraíba, a Instituição ter cinco cursos com um conceito 5, em um total de seis cursos, isso "indica muito bem o status da UFPB, a melhor instituição de ensino do Estado e uma de grande destaque no Nordeste". Segundo o Reitor, a UFPB está de parabéns e avalia que esse resultado envolvendo diferentes áreas do conhecimento representa a diversidade da Universidade.  

O Reitor lembra, no entanto, que a UFPB não tem apenas cinco cursos e precisa trabalhar cada dia mais. "Inclusive, como tem sido, com a ação direta da Pró-reitoria de Graduação para que mais cursos entrem nesse seleto grupo daqueles que têm o conceito 5. Os que estão mais próximos, obviamente, são aqueles que estão com o conceito 4, que são maioria em nossa Universidade. Ter conceito 4 não é qualquer desonra, todo contrário, é uma felicidade enorme para uma instituição pública. Significa um conceito de muito bom". E temos, ainda, alguns cursos com conceito 3, mas que a gente precisa trabalhar com mais afinco, dar mais infraestrutura para que possamos, no conjunto, dividir os nossos cursos nos conceitos 4 e 5, maximizando os cursos que tenham conceito 5", analisou o Reitor, indicando ainda que a ampliação da excelência dos cursos depende não só da gestão mas de cada docente, discente e técnico administrativo.

Sobre o Enade  

O Enade, componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, é constituído por um Questionário do Estudante e uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes, composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componente específico.

Em 2022, o Enade avaliou cursos vinculados ao Ano III do ciclo avaliativo do exame: bacharelado das áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.

Também foram avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de comércio exterior, design de interiores, design gráfico, design de moda, gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão pública, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

Confira os resultados do Enade 2022

***
Texto: Vinícius Vieira, com informações do MEC
Edição: Aline Lins
Foto: Arquivo Pessoal - Professora Helen Gonçalves/CCSA