Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Colégio de Aplicação da UFPB realiza tarde de autógrafos dos alunos do 1º ano do ensino fundamental
conteúdo

Notícias

Colégio de Aplicação da UFPB realiza tarde de autógrafos dos alunos do 1º ano do ensino fundamental

publicado: 24/11/2023 18h20, última modificação: 24/11/2023 18h36
O evento celebrou o encerramento da trilha de alfabetização e letramento

Foto: Elidiane Poquiviqui

Nos dias 23 e 24, o Colégio de Aplicação de Educação Básica (CAp-Ebas) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou as solenidades de formatura das turmas do 1º ano do Fundamental. No primeiro dia da celebração, a turma do 1º ano do Ensino Fundamental do turno da tarde, com 16 alunos, reuniu pais, mães, familiares e amigos em uma atividade em um evento literário e cultural, a tarde de autógrafos que ocorreu no auditório da Reitoria da UFPB.

As crianças apresentaram a todos seus primeiros trabalhos escritos, histórias e desenhos realizados nos últimos meses durante as atividades de alfabetização. A solenidade contou ainda com apresentações culturais de talento das crianças, homenagens aos professores, leitura de cordel, juramento da turma e apresentação musical.

Já nesta sexta-feira (24), ocorreu a tarde de autógrafos da turma do 1º ano do Ensino Fundamental do turno da manhã. O momento marcou a conclusão da primeira etapa do processo de alfabetização de 14 alunos e o lançamento de uma coletânea de histórias infantis em formato de livro escrito pelas crianças.

Na abertura da solenidade, os 14 alunos foram recebidos no auditório  ao som da música “Era uma vez”. A Vice-reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira. realizou as falas iniciais interagindo com as crianças e parabenizando os novos escritores e toda a equipe do Colégio de Aplicação e do Centro de Educação, não apenas pelo processo de alfabetização e zelo com as crianças, mas pela conquista da aprovação da transformação de Escola Básica em Colégio de Aplicação, ocorrida em 2023.

Na sequência, a Vice-reitora estimulou os alunos a seguirem escrevendo. “Continuem criando e contando histórias, alegrando as pessoas e sua família. Desejo muito sucesso a cada pequenininho, que conquistem tudo o que desejarem e parabenizo o Colégio de Aplicação por tudo isso que está acontecendo e pelo trabalho para tornar o CAp cada vez melhor", disse a gestora.

A professora Adriana Diniz, Diretora do Centro de Educação (CE), disse aos alunos que este é apenas o primeiro livro de muitos outros que as crianças ainda vão ler e escrever. "A escrita e leitura são as grandes aliadas de vocês no decorrer da vida. Vocês vão continuar aprendendo a escrever mais e melhor, nunca desistam, continuem aprendendo mais e mais", disse a Diretora do CE.

A  Diretora do CAp-Ebas, professora Cláudia Maria de Lima, homenageou os alunos declarando que foi lindo acompanhar o crescimento da turma até chegar à produção do livro. “É um caminho que se faz junto ao trabalho de uma equipe, vocês terminaram essa primeira etapa de alfabetização e todas as etapas são de extrema importância, celebrar hoje esse aprendizado de forma leve e divertida é o que realmente importa”, disse a gestora do CAp-Ebas.

Após as falas iniciais a oradora da turma, Antonella de Oliveira Cunha, de 6 anos, realizou um discurso agradecendo aos familiares, aos professores alfabetizadores e aos profissionais da escola que zelam pelo bem-estar das crianças. "Para os que estão aqui presentes, quero deixar a seguinte mensagem: Queridas famílias, a educação é o bem mais precioso que vocês podem nos dar", concluiu a aluna.

Em homenagem a todos os presentes, a turma de alunos realizou a apresentação musical de "Só pensar em você", canção do cantor paraibano Chico César seguida de homenagem às mães com entrega de flores. Dando sequência às alunas Isabel Barbosa e Elisa Fernandes recitaram os poemas "Direitos das crianças" e  "Criança Esperança".

Um dos principais momentos do evento foi quando cada um dos 14 alunos subiu ao palco para realizar a leitura das histórias que escreveram durante a trilha de alfabetização e letramento. Também foi realizado um momento de juramento solene, conduzido pelo aluno Lucas Nunes Meira, no qual as crianças prometeram brincar, estudar, amar a família, ser bons amigos e bons cidadãos. 

A Chefe do Departamento de Educação Básica do Colégio de Aplicação e professora da turma, Alexsandra Carvalho, explicou que o evento é relevante para apoiar as crianças no processo de alfabetização.

"A importância do evento é que as crianças estão apresentando os resultados desse processo inicial do ciclo de alfabetização e também estão sendo prestigiadas pelas famílias e convidados, motivadas a seguir esse caminho da literacia", disse a docente.

Para Gabriela Cardoso Santiago, mãe de Elisa Santiago, a emoção com o momento foi muito intensa e reflete o ano de muito aprendizado, experiência, afetos, amizade e trocas ricas com os professores e todos que fazem parte do CAp-Ebas.

“A gente cresce todo mundo junto, então hoje nesse evento, fechando o ano de 2023 estamos todos emocionados. A gente sabe que o CAp-Ebas oferta algo que é inovador, baseado em estudos, as crianças são acolhidas numa estrutura que é única, estamos todos muito felizes e esperamos que nos próximos anos esse vínculo só se fortaleça”, disse Gabriela.

A ‘nova escritora’, Elisa Santiago contou que ficou feliz e emocionada com o momento de estar com os coleguinhas e com a professora lançando o livro, ela que escreveu a história o “falcão e o passarinho” conta a inspiração. “Foi mais ou menos difícil escrever a história, e no finalzinho quando eu falei que o falcão virou vegetariano eu peguei da historinha do desenho dos três porquinhos, quando o lobo falou que era melhor ele virar vegetariano”. Elisa que se mostrou empolgada com o próximo ano de aprendizagem fala com carinho sobre o CAp-Ebas, “eu gosto de tudo na minha escola, não sei o que, eu gosto de tudo”, afirmou Elisa. 

Sobre o Cap-Ebas

O Colégio de Aplicação de Educação Básica (Cap-Ebas) da UFPB oferece formação da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. É um Colégio de Aplicação que tem por finalidade ser espaço onde se unem teoria e prática, tendo como princípio a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, na formação inicial e continuada de docente, com foco nas inovações pedagógicas, na UFPB. 

No Cap-Ebas a formação é gratuita, e os familiares que desejarem matricular um estudante devem estar atentos aos editais de preenchimento de vagas publicados no site da unidade, a distribuição das vagas é realizada mediante sorteio dentre os inscritos. 

* * *
Texto: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins
Fotos: Angélica Gouveia/Gustavo Ribeiro e Elidiane Poquiviqui
Ascom/UFPB