Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Com cerimônia em Rio Tinto, UFPB realiza encerramento das premiações do XXIII Enid
conteúdo

Notícias

Com cerimônia em Rio Tinto, UFPB realiza encerramento das premiações do XXIII Enid

publicado: 13/04/2022 19h48, última modificação: 13/04/2022 20h11
Na ocasião, foram entregues os certificados de premiação no Campus IV

Foto: Aline Lins

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou, nesta quarta-feira (13), no Campus IV, em Rio Tinto, o encerramento do evento de premiação da 23ª edição do Encontro de Iniciação à Docência (Enid), com a entrega dos certificados a 45 autores discentes e 12 docentes, entre professores orientadores e colaboradores. 

Compuseram a mesa diretiva o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, a Prof. Angeluce Soares, Diretora do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), a Pró-Reitora de Graduação, Profa. Silvana Maciel, a coordenadora geral do Enid, Marçonilia Dias Arnoud, e a Prof. de Letras Espanhol, Ruth Marcela Bown.

Em Rio Tinto, no  total, nove projetos foram contemplados, sendo cinco de monitorias, dois de residência pedagógica, um de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e um de Licenciatura (Prolicen).

Para o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, a premiação denota reconhecimento e representa o empenho de uma parcela da comunidade acadêmica. 

“Essa  premiação reflete parte da qualidade da UFPB pois, certamente, muitos outros trabalhos de qualidade que, nessa ocasião, não foram premiados, serão, oportunamente. Os trabalhos refletem a qualidade da nossa Universidade. É preciso reconhecer a qualidade do corpo discente e docente da UFPB e  dos servidores técnico-administrativos que têm se empenhado em promover o melhor no ensino, na pesquisa e na extensão”, afirmou o Reitor. 

A Profa. Angeluce Soares, Diretora do CCAE, comentou que o momento de pandemia  alterou a forma de funcionamento dos trabalhos, trazendo novos desafios e, mediante essas circunstâncias, todos os projetos se superaram e trouxeram resultados além dos esperados, merecendo, todos eles, reconhecimento.

“Para todos nós, é uma alegria muito grande e, certamente, para eles, maior ainda; mas eu queria destacar que essa premiação representa um desafio muito grande porque tanto esses estudantes quanto esses docentes desenvolveram a iniciação científica durante o período de pandemia. Em nome de vocês, que foram premiados, hoje, a gente também estende nossos cumprimentos a todos que fazem parte do programa de iniciação à docência. Recebam nossos cumprimentos”, afirmou a Diretora. 

Reiterando a superação, no seu discurso de encerramento, a Pró-reitora de Graduação, Silvana Maciel, comentou  os desafios e destacou a trajetória  de superação dos premiados.

“Não foi fácil a realização dos trabalhos ao longo do semestre letivo, para discentes e docentes, e nem a realização do Encontro em tempos tão difíceis e de tanto distanciamento social, mas conseguimos vencer as barreiras com inovações tecnológicas, com socialização do saber e com parcerias, sem as quais esse Encontro não teria sido possível”, explicou Profa. Silvana. 

Segundo a Pró-Reitora, mais de 1000 trabalhos foram submetidos e serão publicados em anais do evento com International Standard Book Number (ISBN), de forma a fornecer aos discentes o reconhecimento dos seus trabalhos com a publicação dos mesmos.

“O Enid é gigante, não apenas no que se refere ao grandioso número de programas e projetos a ele vinculado, mas o é, sobretudo, pela imensidão de saberes e experiências que produzem a cada semestre letivo”, comentou a Pró-Reitora Silvana Maciel. 

Na ocasião, a Profa. Silvana agradeceu o apoio do Prof. Valdiney Gouveia e da coordenadora  geral do Evento, Marçonilia Dias Arnoud. Os agradecimentos também se estenderam para a Pró-Reitoria de Graduação (PRG), o Comitê de Inclusão e Acessibilidade da UFPB (CIA), a equipe de técnicos-administrativos da Coordenação Geral de Estágio (CGE/PRG) e a Coordenação de Programas e de Projetos Acadêmicos (CPPA/PRG). 

Por fim, parabenizou todos os premiados, docentes e discentes do XXIII Encontro de Iniciação à Docência (ENID) e ressaltou que eles superaram as barreiras e fizeram a diferença, merecendo o reconhecimento pela dedicação e empenho na docência.  

Uma das autoras premiadas, Mariana Telles Matos afirmou que aprendeu muito nesse processo. “Eu fico muito feliz porque a gente faz um trabalho com tanto carinho, eu, particularmente, não tinha essa visão da docência que eu tenho hoje e, da mesma forma que eu sei que ajudei muitos alunos, eu também fui muito ajudada nesse quesito e aprendi muito nesse processo, e ser reconhecida é muito importante e muito bacana”. 

O professor de Matemática Carlos Alberto Gomes de Almeida reforçou, em sua fala, a importância do evento: “O Enid faz toda a diferença na Universidade. Os programas que integram esse evento são fundamentais, por exemplo, eu já fui aluno da UFPB e já fui tutor, fui monitor, e hoje estou no papel de professor e orientando os alunos. Então, para mim é uma honra muito grande fazer parte desse evento e esse programa precisa persistir e insistir porque os alunos precisam muito desse programa”, contou. 

Para a coordenadora geral do Enid, Profa. Marcionilia, o encerramento do evento, ocorrido nesta quarta-feira, foi um momento festivo. “Sobretudo estamos aqui conhecendo professores que só conhecíamos no modo virtual, está sendo um retorno presencial muito alegre”, disse.

* * *
Reportagem: Mellody Oliveira
Edição: Aline Lins
Fotos: Aline Lins