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Conceito 5: Curso de Letras Francês recebe nota máxima em avaliação do MEC

publicado: 22/04/2024 15h18, última modificação: 22/04/2024 18h55
Avaliação do curso vinculado ao CCHLA foi realizada entre 15 e 17 de abril, no Modelo de Avaliação Externa Virtual In Loco

Foto: Angélica Gouveia

O Curso de Letras-Francês, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), obteve, nesta sexta-feira (19/04), o Conceito 5, com desempenho máximo na avaliação para o ato autorizativo de Renovação de Reconhecimento do Curso pelo Ministério da Educação (MEC). A avaliação foi realizada entre 15 e 17 de abril, no Modelo de Avaliação Externa Virtual In Loco.

O curso de Letras-Francês é vinculado ao Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) da UFPB que, junto com a gestão do curso, implantou um Projeto Pedagógico do Curso que potencializa as competências e o protagonismo dos discentes. 

Durante a apreciação, os avaliadores do MEC evidenciaram a implementação de políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão que ajudaram na construção dos diferenciais do curso, a exemplo do Pibid, Prolicen, Protut, Monitoria e Residência Pedagógica, programas sob a tutela da Pró-reitoria de Graduação (PRG), bem como os programas PIBIC e PIVIC, da Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq), Probex, Fluex e UFPB no seu município, da Pró-reitoria de Extensão (Proex). 

Também foram levados em consideração, na avaliação realizada pelo MEC, as políticas de internacionalização da Agência de Cooperação Internacional (ACI) da UFPB para estudantes e docentes, como intercâmbios e mobilidade acadêmica, assim como a atuação da Pró-reitoria de Promoção e Assistência Estudantil (Prape) e do Comitê de Inclusão e Acessibilidade da UFPB (CIA), com assistência, auxílios, ações de permanência e apoio ao Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), cooperação educacional do MEC com países em desenvolvimento para formar jovens oriundos dessas nações. 

Esta estratégia institucional exitosa, apoiada pela Reitoria da UFPB, mobilizou diversos atores, em múltiplas instâncias: além da própria Reitoria e das pró-reitorias, também contribuíram os estudantes ativos e matriculados, o Núcleo Docente Estruturante (NDE), o Colegiado, a Secretaria Integrada de Atendimento à Graduação (SIAG), o DLEM, o Centro de Ensino e as Bibliotecas Central (BC) e Setorial. 

O processo tem a interlocução da Procuradoria Educacional Institucional da UFPB junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), além da Coordenação, liderada pela professora Marta Pragana, que esteve à frente de todo o processo de reunir os documentos solicitados pelo MEC, de recepcionar a Comissão Avaliadora, junto com o NDE do curso, de mobilizar e engajar os docentes, os técnicos e os discentes.

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Texto: Vinícius Vieira, com informações do Prof. Jailson Ribeiro, da Coordenação de Regulação e Avaliação da PRG

Foto: Angélica Gouveia

Ascom/UFPB