Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Conselho Universitário da UFPB homologa consulta on-line

Conselho Universitário da UFPB homologa consulta on-line

Nesta quinta (10), será formada lista tríplice; o MEC nomeará uma das chapas
publicado: 09/09/2020 20h18, última modificação: 10/09/2020 13h24
O relatório da comissão organizadora da consulta on-line, presidida pelo professor Ângelo Melo, foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFPB. Foto: Angélica Gouveia

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), órgão deliberativo superior em matéria de política geral da universidade, homologou, nesta quarta-feira (9), a consulta on-line para escolha dos novos dirigentes máximos da federal paraibana, realizada em 26 de agosto.

O resultado da consulta prévia à comunidade universitária da UFPB foi homologado com 37 votos favoráveis, três contrários e duas abstenções. O relatório da comissão organizadora da consulta on-line, presidida pelo professor Ângelo Melo, foi aprovado por unanimidade.

Junto ao documento, há todas as informações constantes dos autos, diante das denúncias realizadas após a consulta on-line, acerca de inconsistências técnicas na lista de votantes, publicada na página oficial da comissão organizadora.

Nesta quinta-feira (10), será formada lista tríplice com os nomes dos candidatos aos cargos de reitor e vice-reitor, para exercício nos próximos quatro anos, em reunião entre o Conselho Universitário (Consuni), o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e o Conselho Curador da UFPB.

A nomeação dos novos reitor e vice-reitor da federal paraibana será realizada pelo Ministério da Educação (MEC). O segundo mandato consecutivo da reitora Margareth Diniz será concluído no mês de novembro, assim como os trabalhos da vice-reitora, Bernardina Freire.

De acordo com o procedimento para a formação da lista tríplice, publicado na tarde desta quarta (9), na página da Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (Sods) da UFPB, a inscrição dos candidatos à lista tríplice se dará através de ofício via Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac), encaminhado à Sods, até às 8h30 desta quinta (10), ou de modo oral, até às 9h30, na sala de reunião virtual da Sods.

O número de inscrição da chapa será determinado pela ordem de inscrição. A sala de reunião virtual será aberta ao público entre 8h30 e 9h30, para quem desejar se candidatar. Aqueles que não são conselheiros terão cinco minutos para se pronunciar a respeito da candidatura. Quem não se candidatar neste prazo, será retirado da sala.

Às 9h30, a sala será fechada para o público, que poderá acompanhar a reunião através de link de transmissão a ser publicado no site da Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (Sods) da UFPB. Nesse mesmo horário, será realizada uma chamada dos membros dos Conselhos Superiores, que deverão responder com microfone e/ou câmera aberta.

Uma vez encerrada a chamada, será encaminhada, à Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFPB, a lista de candidatos e a lista de conselheiros presentes e aptos para votar. Às 10h30, será iniciada a eleição através do sistema SigEleição. Ao meio dia, será encerrada a eleição e o resultado será divulgado na sequência.

Na consulta on-line para escolha dos novos dirigentes máximos da UFPB, em 26 de agosto, as professoras Terezinha Domiciano Dantas Martins e Mônica Nóbrega, candidatas pela Chapa 2, denominada “Inovação com inclusão”, venceram com soma ponderada e normalizada de 964,518.

A Chapa 1 -  “UFPB em primeiro lugar”, encabeçada pelos professores Isac Almeida de Medeiros (reitor) e Regina Celi Mendes Pereira da Silva, obteve soma ponderada e normalizada de 920,013. Já a Chapa 3 -  “Orgulho de ser UFPB” , liderada pelos docentes Valdiney Veloso Gouveia e Liana Filgueira Albuquerque, teve soma ponderada e normalizada de 106,496. Tradicionalmente, o Ministério da Educação (MEC) nomeia os nomes mais votados pela comunidade universitária para cada cargo.

Reportagem e Edição: Pedro Paz
Ascom/UFPB