Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Consuni da UFPB aprova Moção de Apoio ao movimento dos técnicos administrativos em educação

publicado: 19/03/2024 15h23, última modificação: 19/03/2024 15h47
Categoria dos TAEs deflagrou greve nacional, no dia 11 de março

O Conselho Superior Universitário (Consuni) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), aprovou, por maioria de votos, em sessão extraordinária nesta terça-feira (19), moção de apoio ao legítimo exercício do direito de greve da categoria dos servidores técnico-administrativos em educação (TAEs).

Na oportunidade, a categoria destacou a sua pauta pela recomposição do orçamento das IFES e a reestruturação da carreira, buscando torná-la moderna e com uma remuneração compatível com outras carreiras do serviço público federal, de forma a atrair e garantir a permanência de milhares de servidores que, segundo a categoria, embora recém-contratados, abandonam os postos de trabalho nas universidades em troca de melhores oportunidades em outras instituições, em uma das maiores taxas de desligamento do serviço público.

A informação foi corroborada pelo Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, que subscreveu nota de apoio à reestruturação da carreira dos TAEs. “Toda semana, sem exceção, nós assinamos diversas exonerações a pedido”, disse o Reitor, afirmando que, além de perder quadros, que é gravíssimo, a UFPB não consegue recompor.

Ainda de acordo com a moção de apoio aprovada pelo Consuni, “O cumprimento da função educativa, social, acadêmico-científica, cultural e tecnológica da universidade pública brasileira encontra, no trabalho dos(as) servidores(as), uma dimensão fundante. Neste sentido, a valorização da carreira é imprescindível”.

Desta forma, com a aprovação da moção de apoio, o Consuni vem prestar seu apoio à greve nacional dos TAEs, deflagrada no dia 11 de março, com adesão dos trabalhadores dos campi da UFPB em João Pessoa, Areia, Bananeiras e Litoral Norte, por compreender sua importância em contribuir para o processo de fortalecimento da educação pública brasileira.

Ascom/UFPB
Foto: Angélica Gouveia