Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Cursos de Teatro da UFPB têm boa avaliação do MEC

Cursos de Teatro da UFPB têm boa avaliação do MEC

publicado: 03/05/2019 18h22, última modificação: 06/05/2019 12h30
Créditos: Divulgação

Os cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) tiveram boa avaliação do Ministério da Educação (MEC), ao atingirem o conceito 4.

Márcia Chiamulera, coordenadora da Licenciatura afirma que houve melhora em todas as dimensões da avaliação: “Organização didático-pedagógica”; “Corpo docente e tutorial” e “Infraestrutura”.

“A nota anterior havia sido 3. Verificamos que houve melhorias significativas. No quesito “Corpo docente e tutorial”, tiramos 4,75, ou seja, estamos muito próximos do conceito máximo, que é 5. No entanto, embora se perceba evolução na infraestrutura, que subiu de 3 para 4, esta continua sendo a menos favorável no contexto da avaliação do curso”, analisa Chiamulera.

Já o Bacharelado em Teatro caiu do conceito 5 para 4. Ainda assim, Elthon Fernandes, coordenador do curso, considera positiva a avaliação. “Foi um momento de reunir habilidades dos docentes do Departamento de Artes Cênicas, do qual o curso faz parte. Juntos, organizamos os documentos exigidos e nos engajamos para angariar melhorias urgentes, com ajuda da direção de Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) e da Reitoria, principalmente na infraestrutura.”

Por ano, 30 vagas são oferecidas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sendo 15 para Bacharelado e 15 para Licenciatura em Teatro. Atualmente, há 80 estudantes matriculados no Bacharelado e 62 alunos na Licenciatura. As duas graduações contam com o suporte de todos os professores do Departamento de Artes Cênicas, ao todo 22 docentes.

Projetos

O curso de Licenciatura em Teatro tem, neste momento, 11 projetos de extensão, oito de ensino e quatro de pesquisa. Entre projetos de Pesquisa, destacam-se os seguintes: “Teatro, cultura e sociedade: eixos e diálogos em teatro na educação” e “Antropologia-dança: corpo, cena e pesquisa etnográfica”.

Os projetos de extensão que têm mais evidência são a oficina “Teatro e Educação”, o Coletivo de Dança Redemoinho/UFPB, o Coletivo Teatral Boiúna Luna e o Laboratório Permanente de Figurino.

Entre os projetos de ensino, chamam atenção “Contação de Histórias como recurso didático-pedagógico e cultura” e “A improvisação em dança e o espaço escolar como possibilidades de práticas artístico-pedagógicas”.

Enquanto isso, o Bacharelado tem os seguintes projetos de pesquisa: “Exercício de investigação sobre o trabalho do ator”; “Teatro, cultura e sociedade” e “Antropologia-Dança”.

Na extensão, estão em pleno funcionamento “A voz e a dona e o dono da voz”, o grupo teatral Boiúna Luna, “Contação de histórias e Teatro Comunitário”, “Fomento Artes em Cena”, Laboratório de Figurino, o curso de extensão “Experimentações para voz, cena e expressividade de marcadores de quadrilha junina” e “Bregaço: sons, movimentos e sensações na experiência teatral”. Participa também do grupo de Dança Coletivo Redemoinho.

No âmbito do ensino, há os projetos “Metodologias de trabalho e experimentações para voz e sonoridade em artes cênicas” e “Entre a prática artística e pedagógica”.

Consolidação

Para se consolidar cada vez mais, entres as discussões atuais do colegiado de Licenciatura, estão o acompanhamento didático-pedagógico dos discentes e a busca por estratégias para fortalecimento do curso. Também está sendo discutida a reformulação do projeto pedagógico.

Em curto prazo, o Bacharelado tem cuidado do rendimento acadêmico dos discentes. Em médio prazo, trabalha para que haja o crescimento do número de trabalhos oriundos de práticas artísticas enquanto pesquisas científicas, com o intuito, em longo prazo, consolidar grupos artísticos no país.

Os cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Teatro, mais a Licenciatura em Dança, que teve nota 5 na mesma avaliação, integram o Departamento de Artes Cênicas da instituição. Outras informações sobre os cursos na página do Departamento.

Pedro Paz | Ascom/UFPB