Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Em palestra na UFPB, Plínio Nastari defende o aumento na produção de biocombustíveis
conteúdo

Notícias

Em palestra na UFPB, Plínio Nastari defende o aumento na produção de biocombustíveis

publicado: 11/10/2023 12h21, última modificação: 11/10/2023 15h48
O especialista mostrou as vantagens do etanol obtido a partir da cana-de-açúcar neste contexto de protagonismo dos biocombustíveis

Foto: Vinícius Vieira

“Boa parte da renovabilidade da matriz energética do Brasil advém da contribuição da cana-de-açúcar”. A declaração foi dada pelo presidente da Datagro, Dr. Plínio Nastari, durante a palestra ‘Bioenergia, etanol e hidrogênio verde’, realizada no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na última segunda-feira (9). 

Durante a palestra, para uma plateia lotada de representantes do setor sucroalcooleiro paraibano, além de estudantes e docentes do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) da UFPB, o especialista apontou as vantagens do etanol obtido da cana-de-açúcar, como o fato de sua conversão em hidrogênio mais ecológico – o hidrogênio verde – ser mais barata do que outros tipos de conversão já existentes na indústria. Além disso, Plínio demonstrou também que, para popularizar o etanol, não é necessária a construção de uma infraestrutura de abastecimento completamente nova, ao contrário do que ocorre no caso dos veículos elétricos. 

Para a realização da palestra, foi montada uma mesa de abertura, que foi presidida pela Vice-Reitora da UFPB, Profa. Liana Filgueira, e contou com as presenças do Deputado Estadual Tovar Correia Lima e do Presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool), Edmundo Coelho Barbosa. 

De acordo com a Vice-Reitora, a realização do evento é uma das diversas contribuições que a UFPB, por meio de seus vários departamentos, tem dado para ajudar a solucionar a problemática ambiental. 

“Nós sabemos o grande problema que é o uso de combustíveis fósseis. A queima desses combustíveis produz gases que causam diversos problemas ambientais, inclusive o aquecimento global. Na busca de soluções, é necessário de fato a contribuição das universidades, por meio de pesquisas, de parcerias com a iniciativa privada e de investimentos do governo mediante políticas públicas”, afirmou Profa. Liana.  

Integraram também a mesa o diretor do CTDR da UFPB, Professor João Andrade, a chefe do Departamento de Tecnologia Sucroalcooleira (DTS) da Universidade, Profa. Erika Adriana de Santana, e a coordenadora do curso homônimo, Profa. Solange Maria de Vasconcelos. Durante suas falas na mesa, os docentes salientaram a função da produção sucroalcooleira para a economia do Estado, além de seu histórico, ressaltando, ainda, o papel da UFPB em formar profissionais para a área e transformar o conhecimento em tecnologia. 

Ao final do evento, a fim de reconhecer e incentivar a dedicação do alunado do curso de tecnologia em produção sucroalcooleira, os estudantes com os melhores Coeficientes de Rendimento Acadêmico (CRA) do curso foram homenageados pelos seus professores com medalhas de honra ao mérito. 

* * *
Texto: Vinícius Vieira
Edição: Aline Lins
Fotos: Vinícius Vieira
Ascom/UFPB